Com lançamento previsto para o próximo dia 2 de fevereiro de 2018, Altered Carbon é a nova aposta da Netflix em termos de ficção científica. Baseada no livro homônimo, de autoria de Richard Morgan, a série traz uma série de influências da cultura cyberpunk, de inúmeros ramos imagináveis, desde animes clássicos, a filmes consagrados, bem como uma originalidade própria. Após termos tido acesso aos episódios antecipadamente, listamos aqui algumas das principais influências e referências trazidas em Altered Carbon, confira:

  1. Blade Runner 2049 (2017)

Parte dos figurinos, em especial o do protagonista, têm muita semelhança por aqueles utilizados na continuação do clássico Blade Runner, lançada no ano passado. Ao mesmo tempo, toda a atmosfera mesclando noir e tecnologia é uma clara inspiração no filme.

2. Ghost in the Shell (1995)

Outra clara referência a um ícone da cultura cyberpunk, e talvez a mais clara delas seja à obra de Shirow Masamune, publicada em forma de mangá em 1989 e levada aos cinemas como uma animação que mais tarde viria a se tornar um clássico, em 1995. Uma vez que um dos motes principais no universo de Altered Carbon é a capacidade de transferência de consciência entre corpos, no caso de uma morte, podemos comparar essa capacidade de transferência com a ciborguização presente na obra de Masamune, que também permite essa quebra na limitação da consciência ao corpo.

3. Escape from Alcatraz (1979)

O despertar do protagonista, Takeshi Kovacs, na lendária prisão de Alcatraz nos traz mais uma referência: o filme Escape from Alcatraz, estrelado pelo grande astro de Hollywood, Clint Eastwood, e baseado numa história real, da fuga de Frank Morris, em 1962.

4. Akira (1988)

A influência dessa obra já tão referenciada na cultura pop e no ocidente pode ser sentida em Altered Carbon por meio dos cenários e da estética cuidadosamente montada, com cenários noturnos belíssimos e um tanto melancólicos ao mesmo tempo, transmitindo uma certa sensação de apatia.

O Retalho Club assistiu a todos os episódios sob liberação da Netflix. A série chegará ao serviço no próximo dia 2 de fevereiro de 2018.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here