Em uma época onde o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller e Watchmen de Alan Moore faziam sucesso, os fãs de quadrinhos só desejavam uma coisa: que Superman  entrasse no jogo do sombrio e realista. E quando ele entrou, não estava para brincadeira.

O que aconteceu ao Homem de Aço?” é uma clássica “história imaginária” escrita pelo glorioso Alan Moore, desenhada por Curt Swan e arte-finalizada por George Pérez e Kurt Schaffenberger. A história foi publicada originalmente em duas partes, ambas lançadas em setembro de 1986 em Superman #423Action Comics #583. Um quadrinho que propõe o que seria a última história do personagem, encerrando a narrativa iniciada e estabelecida entre 1938 e 1986.

Alan Moore tinha como ideia uma trama que homenageasse toda a mitologia do Superman, criando uma historia que juntasse tudo o que o personagem significava.

EditarA história é narrada por uma Lois (sem) Lane casada, com filho e aposentada, para um jornalista do Planeta Diário os eventos que aconteceram dez anos antes, que não só marcaram o fim da carreira de Superman após anos combatendo o crime mas, também, o fim de sua identidade secreta.

A forma como Alan Moore trabalha a história, ora tocante, ora assombrosa e ora divertida, é de arrepiar. Devo confessar que senti todas essas mesclas de emoções que Moore queria passar.

A arte de Curt Swan sinceramente não me fez gostar mais ou menos da história, ela estava lá presente e cumprindo seu papel.

Quanto ao vilão principal, não poderia ser diferente ou mais encaixado, BrainiacLuthor são alguns dos maiores vilões do personagem. Mesmo que eu tenha achado a origem desta parceria tosca, era indispensável que os dois maiores vilões do personagem estivessem em sua ”história final”.

O final do quadrinho é citado como um dos mais memoráveis da história da DC Comics junto com a  cena do icônico choro do Superman na memorável pagina final de Superman #423, uma cena que é considerada marcante até para que não lê quadrinhos.

O que veio depois deste quadrinho foi a Crises nas Infinitas Terras, e o que surgiu após a crise, pelo escritor e artista John Byrne foi o oposto do que vimos aqui. Superman foi totalmente remodelado, sendo mais humano, menos poderoso, ou seja, adaptado para aquela época. Naturalmente que essa grande remodelação agradou tanto os antigos, quanto os novos leitores, já que no meio de tanta mudança a essência do personagem permaneceu intacta.

Um quadrinho histórico, com um escritor e acontecimentos históricos, ”O que aconteceu ao Homem de Aço?” fica para sempre na memória de quem leu.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here