O projeto para a realização de um gibi voltado aos quadrinhos antigos, especialmente os do “Homem Força” e muitos outros personagens criados pelo desenhista Altair Gelatti, estão no projeto REVISTA VINTAGE COMICS #1 que está no site de financiamento coletivo Catarse.

O idealizador do projeto, o publicitário e colecionador Rogério Casacurta, encontrou-se por acaso com Gelatti em um encontro de quadrinhos em Caxias do Sul, e ao comentar de sua intenção foi autorizado imediatamente por Gelatti, que colocou a sua disposição cerca de 400 pranchas originais com desenhos de um traço marcante e quadrinhos ricamente detalhados.

Rogério revela que surpreendeu-se com o fato de encontrar o artista vivo, pois há muitas décadas já ouvia falar de suas histórias publicadas em sua revista Albatroz nos anos 60. De fato, Altair Gelatti, hoje com 86 anos, tem a saúde e lucidez impecáveis, o que facilitou a tarefa de contar sua história extraordinária pelo mundo dos quadrinhos, uma vez que seu caminho profissional, para nossa infelicidade, tomou outros rumos.

Altair Gelatti é citado em dezenas de livros e enciclopédias sobre quadrinhos, mas a verdade é que nos dias de hoje, pouco se sabe ou se leu sobre este grande autor.

A Revista Vintage Comics quer contar esta e muitas outras história de artistas de HQ’s. Para isso conta com a ajuda de colecionadores e outros admiradores dos quadrinhos. Além dos quadrinhos do Homem Força, a revista já tem a permissão para publicar “O Flama” de Deodato Borges, autorizado pelo seu filho, Mike Deodato (DC Comics e Marvel, entre outros), Jayme Cortez, autorizado pelo curador de seu trabalho no Brasil, Renato Canini, autorizado por sua viúva, e ainda artigos e reportagens, além é claro, de muito quadrinho.

 Mas a revista depende do apoio de todos, que se resume a uma pré-venda consignada ao valor total do projeto que envolve todos os custos de produção, inclusive o de envio pelos Correios. Se não atingir a meta total, você não gasta o seu dinheiro! O valor da revista é de R$ 13,00 reais, mas existem outras modalidade que envolvem até um cartão postal autografado pelo Gelatti, ou o seu próprio rodapé.

Para apoiar e ter maiores informações:: www.catarse.me/vintage1

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here