Os fãs brasileiros de quadrinhos ficaram bem revoltados recentemente com a editora Panini. Isso por conta que no começo do mês de janeiro, houve um um aumento de 45% nos valores cobrados sobre os quadrinhos de um mês para o outro, sendo que o conteúdo, como personagem, autor ou história, continuavam sendo a mesma coisa.

Isso fez com que fosse planejado um boicote contra a editora, para que mais nenhum quadrinho fosse comprado. Isso fez com que a empresa soltasse um comunicado oficial ao Universo HQ sobre o ocorrido:

“PREZADOS COLECIONADORES,

SEGUINDO UMA NOVA ESTRATÉGIA GLOBAL DE PRECIFICAÇÃO DO GRUPO PANINI, A PANINI BRASIL FEZ UM REALINHAMENTO NOS PREÇOS DE SEUS PRODUTOS A PARTIR DE 01/01/2018, E ENTENDE QUE DEVE ESCLARECER AOS COLECIONADORES E CLIENTES AS RAZÕES QUE A LEVARAM A TOMAR TAL DECISÃO.

GRUPO PANINI – COM FILIAIS EM TODA A EUROPA, ESTADOS UNIDOS, MÉXICO, CHILE E BRASIL -, TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL OFERECER PRODUTOS DE ALTA QUALIDADE EDITORIAL E GRÁFICA AOS SEUS COLECIONADORES E CLIENTES.

PANINI TRABALHA COM GRANDES LICENÇAS E PRODUTORES DE CONTEÚDO EDITORIAL, EM SUA QUASE TOTALIDADE, COBERTAS POR DIREITOS DE PROPRIEDADE INTERNACIONAL QUE SOFREM COM O IMPACTO NÃO SÓ DA CONCORRÊNCIA, MAS TAMBÉM DA FLUTUAÇÃO DO MERCADO CAMBIAL. ESSES CONTRATOS PREVEEM LANÇAMENTOS DA MAIS ALTA QUALIDADE EDITORIAL E GRÁFICA E EM LINHA COM OS MESMOS TÍTULOS PUBLICADOS EM OUTROS PAÍSES.

TIVEMOS DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS A PREOCUPAÇÃO DE MANTER INALTERADO, OU COM PEQUENA VARIAÇÃO, OS PREÇOS DE CAPA DE NOSSOS PRODUTOS SEM REDUÇÃO DA QUALIDADE EDITORIAL A GRÁFICA. ESSA SITUAÇÃO TORNOU-SE INSUSTENTÁVEL EM VISTA DA DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL E DOS AUMENTOS DAS MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES QUE SÃO COTADAS EM MOEDA INTERNACIONAL.

APESAR DO REALINHAMENTO DE PREÇOS QUE TIVEMOS QUE FAZER PARA MANTER E, EM MUITAS OPORTUNIDADES, MELHORAR A QUALIDADE EDITORIAL E GRÁFICA DE NOSSOS PRODUTOS, OS PREÇOS PRATICADOS PELA PANINI NO BRASIL SÃO INFERIORES AOS OUTROS MERCADOS INTERNACIONAIS.

ASSIM, TODAS AS LICENÇAS PUBLICADAS PELA PANINI NO BRASIL  TIVERAM O PREÇO DE CAPA REAJUSTADO COM BASE NOS ACABAMENTOS, ESTRUTURA DE PÁGINA, INFLAÇÃO, AUMENTO DE VALORES DE COMMODITIES E AJUSTE DE TIRAGEM.

ESPERAMOS A COMPREENSÃO DE NOSSOS COLECIONADORES E CLIENTES,
PANINI BRASIL”

É válido lembrar que os fãs da DC já reclamavam de um aumento significativo nos valores, quando a editora trouxe as histórias do Renascimento, que custavam um valor a mais do que nos Novos 52, e isso porque haviam um compilado menor de edições.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here