O Thor é um dos super-heróis mais antigos e poderosos de todos os tempos. Mesmo antes de ser um ícone de Marvel de cabelos dourados, ele era um deus nórdico legítimo por milhares de anos. Na era atual dos quadrinhos e do Universo cinematográfico Marvel, não se pode negar que Thor não pode fazer praticamente tudo o que ele quer. Ele pode lutar, ele pode voar e aparentemente indestrutível. Mas e quanto o seu martelo, o Mjölnir?

Acontece que, embora alguns poderes venha do deus nórdico, o martelo realmente está onde está. Muitos dos lendários poderes ofensivos e defensivos de Thor vêm de seu martelo e, sem as habilidades que Mjölnir possui, podemos dizer que Thor teria morrido há muito tempo. Com isso reunimos 9 poderes que seu querido martelo possue e que você provavelmente não sabia.

9. Ele funciona como um ótimo projetor de cinema

Sabe aquele Datashow que vivia dando problema na sua escola e que o professor passava raiva tentando fazer funcionar? Se o Thor estivesse lá ele teria simplesmente resolvido esse problema apenas usando o seu Mjölnir que pode projetar imagens em movimento.

O Mjölnir é conhecido por usar suas capacidades de projeção para enviar mensagens a Thor ou para mostrar o que está acontecendo em tempo real no seu planeta natal, Asgard, quando ele precisa fazer planos táticos. É um poder que tem sido visto nos quadrinhos, bem como nos desenhos animados, e mesmo que não compreendamos completamente a origem da luz, a “magia” é uma explicação simples e suficiente que estamos dispostos a aceitar.

8.  Ele também serve como um ótimo Google Tradutor

Thor e Mjölnir eram originalmente deuses da mitologia nórdica. Depois disso, eles foram trazidos para a Marvel em 1962. Qualquer que seja a origem que você escolheu seguir, é seguro dizer que eles dois já existiam antes que todos tivessem um celular no bolso com a capacidade de traduzir instantaneamente todos os idiomas. É aí que entra o martelo de Thor. Se ele está sem um plano de dados internacional, a bateria do telefone celular morre, ou ele está no meio de um sistema solar desconhecido sem o seu telefone, o Mjölnir tem a capacidade de se tornar o Google Tradutor para a conveniência de Thor. Considerando que exista todo tipo de criaturas intergalácticas que falam várias línguas, mesmo sendo um deus como o Thor, ele não consegue entender tudo. É por isso que esse poder – chamado Allspeak – é tão importante. Ele permite que Thor seja um líder diplomático, compreenda e se comunique com todos.

7. Ressuscitar os mortos

Muitas personagens da Marvel já voltaram dos mortos, até mesmo como zumbis. Assim como o martelo do Thor pode matar, ele também pode reviver aqueles que já estão mortos. Introduzido pela primeira vez por  J. Michael Staczynski, esse poder foi visto durante uma das muitas vezes em que o Capitão América morreu.

Querendo Capitão vivo novamente para ajudá-lo a lutar contra os vilões, Thor pensou que ele conseguiria revivê-lo, mas o problema era que Thor também morreu recentemente, mas o deus nórdico e o patriota tiveram um breve conversa. A explicação para esse poder é que enquanto você faz um juramento para Mjölnir, ele se recusará a deixá-lo morrer.

6. Ele pode dectar uma, objeto ou uma ilusão

Onde vimos até aqui o Mjölnir é praticamente um canivete suíço das armas do quadrinhos. Além de vários poderes o martelo de Thor tem a habilidade de apagar tudo o que Thor quer, e pode orientar Thor com uma luz como um farol. No passado, essa habilidade foi usada quando Thor precisava encontrar uma pessoa ou objetos, mas também foi usado para coisas mais cósmicas, como criar ilusões.

5. A manipulação de elementos

Quando a ciência se funde com a magia como acontece com os quadrinhos do Thor, os leitores estão ficam satisfeitos. Tal o caso é com o fato do Mjölnir se misturar com a ciência da alquimia. Claro, pode não ter um certo sentido, mas o martelo de Thor tem a capacidade de manipular os elementos da Terra e quando isso acontece é insanamente legal.

Existem algumas razões pelas quais o Mjölnir tem esse poder, e o mais comum aparece no universo cinematográfico da Marvel quando Thor esmaga seu martelo no chão e convoca um clima devastador. Jogar algum raio, vento e até mesmo uma tempestade em um inimigo, além do fato de que o martelo pode literalmente fazer com que as pessoas sejam engolidas pela Terra com o seu impacto no chão.

4. Ele pode se transformar em pessoas

No quadrinhos, o Thor nem sempre foi aquele cara com cabelos loiros parecido com Chris Hemsworth. Nos quadrinhos recentes o Thor já foi Jane Foster, o interesse original do personagem. E foi nesses quadrinhos que esse novo Thor descobriu um poder novo do Mjölnir.

Durante uma batalha contra a Oubliette, a Thor foi baleado com uma bala Midas – que é uma arma capaz de enfraquecer os poderes divinos de Thor. Percebendo que, sem os poderes de Thor, Thor não poderia sobreviver, Mjölnir se transformou na Jane Foster, que é médica. O martelo, usou o conhecimento médico do Dr. Foster para realizar uma cirurgia e salvar a vida de Thor.

3. Viagem no tempo

Sempre quando os quadrinhos trazem o tempo de viagem no tempo para as histórias dos personagens as coisas tendem a ficar complicadas. O Deus dos Trovão não pode viajar no tempo. Mas seu martelo pode.

O martelo permite que Thor percorra o tempo e o espaço, mas apenas se ele nas mão dos Deus nórdico. Ao longo dos anos, muitos vilões enganaram Thor para se livrar do martelo, mesmo eles sabendo o plano executado com êxito poderia ser apagado por Thor. No entanto, apesar dos planos de roubar o poder do Thor em viagem no tempo e a maioria dos paradoxos mentais quando o martelo atingiu uma versão de si mesma no passado, o Mjölnir sobreviveu e manteve seus poderes de viagem no tempo em várias edições nos quadrinhos.

2. Pode purgar toxinas de seu usuário

Uma vez que Thor não tem o metabolismo rápido do Capitão América ou o fator de cura do Wolverine, uma coisa como veneno pode realmente afetar o Deus nórdico de uma maneira considerável.

Este poder do martelo de Thor funciona tirando toxinas do corpo do seu usuário, purgando Thor de qualquer coisa que possa ser prejudicial para ele mas quem o não ajudou Mjölnirfoi o Thor de Jane Foster. Uma vez que o martelo conta a radiação como toxinas, Jane Foster sofre de câncer e precisa de terapia de radiação, cada vez que ela empunha o martelo, seu tratamento vai direto para o Mjölnir.

1. Mantém o Thor imortal

Alguns heróis são imortais por causa de um acidente de laboratório científico, alguns são imortais porque são mutantes, e alguns, como Thor, são imortais porque carregam um martelo. Originalmente, quando Thor tinha um alter-ego humano chamado Donald Blake, Thor podia ser morto se Mjölnir não estivesse com ele porque é o martelo que concede ao seu usuário a imortalidade. É aí que o martelo se torna super útil  sempre que ele possa retornar a Thor se ele o convoca, mesmo que esteja em algum lugar do universo.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here