Há tempos que eu estava pretendendo vir aqui nesse meu espaço no site falar um pouco de Akira. E ainda pretendo vir mais vezes. Seja por ser um grande anime, ou uma obra que marcou gerações inteiras que ficavam sentadas em frente a TV tarde da noite, observando aquele garoto em cima de uma linda moto vermelha.

Réplica em tamanho real da moto de Shotaro Kaneda, protagonista da série.

Lá pelo final da década de 80, o mundo veio a conhecer essa obra cinematográfica que marcou toda uma industria dos animes. Produzido, dirigido e escrito por Katsuhiro Otomo (também autor da obra original), o anime é considerado um clássico do estilo cyberpunk até os dias de hoje.

Akira nos apresenta um mundo caótico, destruído, repressivo pelo governo aonde as pessoas vivem em constantes lutas sociais e sobe o medo de armas nucleares.

A trama de Akira se desenvolve inteiramente na cidade de Neo Tokyo. Essa cidade surgiu no lugar da capital japonesa depois que a primeira explosão em 16 de julho de 1988 deixou Tokyo completamente destruída. A nova capital fictícia demonstra os mais singelos cuidados do autor em criar uma versão futurista de sua época.

Imagem relacionada

No enredo do anime, após a primeira explosão, tem-se início a Terceira Guerra
Mundial, justamente o inverso do ocorrido na realidade, quando em agosto de 1945 o governo dos Estados Unidos decidiu lançar as duas bombas atômicas sob alegação de dar fim à Segunda Guerra Mundial, mesmo com o posicionamento reticente dos cientistas que
desenvolveram a arma atômica. Assim, podemos pensar que na situação real  os ataques atômicos detonaram consigo também o pesadelo atômico, e que de certa forma esse pesadelo iniciado em 16 de julho de 1945 em Hiroshima, alastrou-se até Akira em 16 de julho de 1988.

Resultado de imagem para akira anime

Desta maneira, podemos presumir plausivelmente que autor possuísse receio e medo quanto às suas perspectivas reais de um futuro, pois não somente ele concebe uma nova explosão catastrófica a dar início a uma nova guerra mundial, já que a Segunda havia terminado com duas explosões atômicas, como também concebe novas catástrofes para um futuro ainda mais distante do anime. Mas que para nós, já está bem próximo. 2019.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here