É fato que Akira Toriyama faz um ótimo trabalho em criar personagens, outro fato é que ele nem sempre desenvolve eles. Isso ocasiona em uma doença que Dragon Ball começou a sofrer nos últimos anos, a de um protagonista não tão legal de se acompanhar.

Não me levem a mal, Goku é sim incrível, mas ele é tratado como o Deus Ex-Machina para o anime sempre, e em uma história que você compartilha espaço com tantos personagens legais, arrumar uma cor de cabelo nova para o protagonista e dizer que ele está mais forte não é uma solução muito criativa. Nessa lista eu trago 5 personagens mais interessantes que o Goku, e que infelizmente foram -ou são- desvalorizados pelo roteiro do anime.

5- Gohan

Quando Dragon Ball Z aparentava se tratar de uma passagem de manto, Gohan estava no caminho certo para ser um dos melhores protagonistas. O garoto teve espaço para aparecer até o arco do Cell, e foi um personagem extremamente competente.

Gohan não começou sendo um exímio lutador, teve que aprender com Piccolo, além de deixar de lado seus estudos e seu sonho de ser investigador para salvar a terra de invasores alienígenas, viajar para um mundo desconhecido para salvar o universo, e mais tarde salvar o mundo de androides e de um ser considerado perfeito.

Logo no início o personagem demonstra ser uma pessoa com um grande poder oculto, mas por conta de não saber controlar bem suas emoções, acaba não demonstrando seu poder total. Essa característica rendeu ótimos momentos, em especial o treinamento com Piccolo e sua transformação em Super Saiyajin 2. Infelizmente com a chegada da Saga Buu, Gohan sofreu de uma desconstrução de personagem quase que ofensiva, transformando um dos grandes “substitutos” de Goku em só mais um lutador que está na batalha para criar volume.

4- Trunks do Futuro

Eu prefiro o cabelo azul mesmo

Quando o Trunks do futuro chegou o mistério foi estabelecido. Eram muitas curiosidades, qual era o nível de seu poder? O que aconteceu no futuro? O personagem tinha uma história bem sombria por trás de tudo.

Trunks é o filho de Vegeta com Bulma, mas ao contrário de seu eu do presente, teve que enfrentar diversas batalhas devido a seu futuro desastroso. O personagem foi treinado por Gohan para lidar com os androides, empunha uma espada e consegue se transformar em Super Saiyajin. Ele foi de grande ajuda no arco dos androides e de Cell, recentemente retornou em Dragon Ball Super na saga do Goku Black com mais um futuro condenado.

Ele foi um dos grandes mestres no extinto Dragon Ball Online e é o mentor das viagens no tempo de Dragon Ball Xenoverse.

3- Bills

Uma das melhores adições ao grande panteão de personagens de DBZ foi Bills, o deus da destruição. Sua primeira aparição foi no filme Batalha dos Deuses, e trouxe consigo uma nova mitologia inteira para a série.

Bills não só trouxe esse panteão de deuses para a série, além de novas possibilidades de transformação, universos inteiros para serem explorados e teve a façanha de abaixar o nível de poder de Goku, fazendo com que o Saiyajin não fosse o ser mais poderoso do universo.

Apesar de sua posição como destruidor, Bills se mostra um personagem extremamente carismático e que combina muito com o estilo de comédia de Toriyama. O deus ainda não escolhe lados, não é um vilão completo e demonstra ser um poderoso aliado para o Universo 7.

2- Piccolo

O desenvolvimento de Piccolo começa no Dragon Ball clássico, mas nem por isso ele deixa de estar bem presente na fase Z. O personagem de certa forma tinha sido o maior inimigo que Goku enfrentou, mas quando a situação apertou para o lado do planeta terra, ele foi o grande parceiro de Goku para enfrentar Raditz.

Piccolo ainda treinou Gohan para que o garoto conseguisse lutar contra os Saiyajins, além de ter grande participação na Saga Freeza. O Namekuseijin participou de muitas coisas e se firmou como um personagem do lado da luz bem cedo.

Infelizmente com o passar da série ele foi deixado de lado por conta da síndrome dos coadjuvantes de Toriyama, que também afetou Kuririn, Yamcha e Tenshinhan, transformando personagens antes importantíssimos em meros secundários que definitivamente não vão ganhar da ameaça principal.

1- Vegeta

Se há algum personagem bem desenvolvido na série é Vegeta. O príncipe dos Saiyajins iria exterminar os humanos na Terra, mas foi impedido e daquilo até hoje o personagem sempre evoluiu. Vegeta cada vez mais se tornou humano, tendo que se desfazer de grande parte de seu orgulho saiyajin para proteger os seus próximos.

O saiyajin criou uma grande relação com sua esposa Bulma, a qual já rendeu a famosa cena na Saga Buu onde Vegeta se sacrifica para proteger ela e seu filho. Além disso, em Batalha dos Deuses ele protagoniza uma das cenas mais emocionantes após sua esposa ser atingida.

Vegeta foi de vilão para anti-herói, e agora é um verdadeiro herói. O personagem tem uma carga histórica espetacular consigo e tem poderes tão grandes quanto Goku, apesar do roteiro nunca permitir que o príncipe dos saiyajins brilhe de verdade, só quem acompanhou a jornada do personagem sabe o quão lamentável é a falta de oportunidade. E por fim, Vegeta é o personagem definitivo de Dragon Ball Z atualmente, até mais que Goku, onde ele combina um bom desenvolvimento com um nível de poder altíssimo.

Apesar de tudo, Akira Toriyama não é o tipo de autor que tem o objetivo de desenvolver seus personagens, é notável que em suas obras ele apenas conta uma aventura descompromissada e divertida. Dragon Ball não é exceção e esse é o estilo do autor, goste ou não, temos que aceitar que o objetivo dele não é desenvolver um personagem e sim contar uma história prazerosa.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here