“Será surreal ter o mundo em minhas mãos?” (Surreal, do álbum Real/Surreal)

Formada no distrito federal de Brasília, o Scalene é uma das novas gerações de bandas de rock alternativo no Brasil, formada por Gustavo Bertoni (Guitarra e Vocal), Tomas Bertoni (Guitarra), Lucas Furtado (Baixo) e Philippe “Makako” (Bateria). No inicio a banda contava com dois vocalistas, além de Gustavo, a outra integrante do Scalene era Alexia Fidalgo, porém ela deixou a banda passado algum tempo.

A banda ganhou popularidade em 2015, quando fez parte da segunda temporada do programa SuperStar da Rede Globo, e acabou embalando hits como Danse MacabreSurrealNunca Apague a Luz entre outros. No final do programa, a banda ficou em 2º lugar na escolha do publico.

É certo dizer que o cenário musical no Brasil não está nada bom. É comum ver musicas que não possuem um pingo de poesia ou uma boa sonoridade, então dificilmente eu busco escutar um som atual que venha da nossa terra. Porém, ao estar tranquilamente no Spotify, encontro uma recomendação de Scalene, a partir do momento eu comecei a mudar o meu pensamento sobre o futuro da musica brasileira.

A banda possui diversas influencias, de Queens of the Stone AgeRadiohead e tantos outros. Claro que a partir disso a banda começou a ganhar um destaque regional por ser autentico e de boa qualidade. O sucesso veio em 2012, quando foi lançado o EP Cromático, e passou a fazer parte de shows de alguns grandes nomes nacionais, como Fresno e Zeca Baleiro.

Ainda em 2012, porém, a banda sofreu a perda de Alexia, e diversos problemas pessoais na vida dos integrantes, o que causou a época “mais difícil da história do Scalene”. A recuperação veio em 2013, com o primeiro álbum definitivo da banda, Real/Surreal. O álbum carregava dentro de si toda a angustia e o sentimento da banda, trazendo sons mais pesados como Nós>Eles. Sons que melodicamente são prazerosos de se ouvir, mas que contém suas explosões em certos momentos, como Silêncio, e coexistem com a calmaria de músicas como Amanheceu.

Assim, em 2014, as musicas já começavam a ser tocadas nas grandes rádios. Danse Macabre, um dos destaques do álbum, chegou a tocar na Rádio Rock (mais conhecida como a 89 FM) em São Paulo. Além disso, abriu um show dos Raimundos e fez 45 shows próprios em 18 cidades do Brasil. Porém, foi em 2015 que a banda explodiu no cenário musical, estando no programa SuperStar. A banda chegou a ocupar o 9º lugar entre os mais ouvidos do site Vagalume. No mesmo período, foi lançado o álbum Éter, o que o que aumentou ainda mais a notoriedade da banda.

Ainda em 2015, a banda fez parte do line-up do Lollapalooza 2015, e Danse Macabre ainda continuou seu sucesso, sendo parte da trilha sonora de A Regra do Jogo, telenovela da Rede Globo. A banda estabeleceu um estilo próprio, único e com seus fãs fiéis. O Spotify se tornou uma grande parceira da banda, divulgando sempre seu trabalho e a colocando como uma das grandes bandas do atual Rock Brasileiro.

Recentemente a banda lançou um novo EP, que leva o nome das duas novas faixas da banda: Entrelaços/Inércia. Na humilde opinião daquele que escreve este artigo, Entrelaços é uma das musicas com a melhor melodia do Scalene. As duas faixas estarão no primeiro DVD Ao Vivo na carreira da banda.

Se o sucesso irá crescer a ponto de se tornar influente no cenário musical, isso é difícil de se dizer, mas é certo admirar o que a banda alcançou até aqui, dentro das limitações que o gênero se tem por aqui hoje em dia. Só o tempo irá nos dizer qual o futuro do Scalene, mas como eles mesmos dizem “Cante alto seus sonhos”.

Curiosidade:
– O cantor Thiaguinho já conhecia o trabalho da banda, tanto que no SuperStar sugeriu que a banda tocasse Amanheceu, pois o fazia lembrar de sua mãe;
– A banda gravou junto com uma outra banda brasileira chamada Far From Alaska, a musica Relentless Game
– 
O EP Cromático havia sido gravado com o vocal de Alexia, porém em 2015 foi relançado já com a formação atual.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here