A trilha sonora foi muito bem montada e é tão grandiosa quanto a do primeiro filme. Confira a tracklist de Guardiões da Galáxia: Awesome Mix, vol. 2:

01 Electric Light Orchestra – “Mr. Blue Sky”
02 Sweet – “Fox on the Run”
03 Aliotta Haynes Jeremiah – “Lake Shore Drive”
04 Fleetwood Mac – “The Chain”
05 Sam Cooke – “Bring It on Home to Me”
06 Glen Campbell – “Southern Nights”
07 George Harrison – “My Sweet Lord”
08 Looking Glass – “Brandy (You’re a Fine Girl)”
09 Jay and the Americans – “Come a Little Bit Closer”
10 Silver – “Wham Bang Shang-A-Lang”
11 Cheap Trick – “Surrender”
12 Yusuf / Cat Stevens – “Father and Son”
13 Parliament – “Flashlight”
14 The Sneepers featuring David Hasselhoff – “Guardians Inferno

Sendo exclusivamente de músicas dos anos 60 e 70, com artistas como David Bowie, Marvin Gaye, Jackson 5 e outros, a compilação bateu um recorde importante. As letras das canções marcaram gerações(digo isso porque eu dançava Fox on The Run no escuro da minha casa quando pequeno), ela apaixonou pessoas e não é a toa que a trilha sonora de Guardiões da Galáxia foi a primeira da história a atingir o primeiro lugar dos charts apenas com músicas já lançadas.

É notável que longas do estúdio nunca prestaram muita atenção na trilha, sempre trabalhando com algo mais simples. Contudo, tudo mudou com o lançamento de Guardiões da Galáxia (2014)– um filme que fez a música tornar-se parte fundamental da jornada de Peter Quill e seus companheiros. James Gunn mudou a maneira de trabalhar com a trilha em seus filmes e fez algo completamente diferente de qualquer outro diretor do Universo Marvel.

Com exceção das músicas de David Bowie e dos Jackson Five, a grande maioria das canções eram sucessos do passado pouco conhecidos pela maioria do grande público, pois o diretor queria passar uma sensação de familiaridade para audiência – ou seja, queria que as pessoas reconhecessem as canções mas, ao mesmo tempo, tivessem dificuldade de lembrar o nome da música, o que deu muito certo. A estratégia não apenas funcionou, como se tornou um dos maiores trunfos do primeiro longa. Guardians of the Galaxy: Awesome Mix Vol. 1, que conta com as 12 músicas da mixtape de Peter, chegou ao topo da Billboard 200, tornando-se a primeira trilha sonora na história com canções previamente lançadas a realizar tal feito.

Uma das músicas que mais embalou um dos trailers de Guardiões da Galáxia Vol. 2 Foi sem dúvida a música ”Fox on the Run”, da banda britânica de glam rock The Sweet. Gravada pela primeira vez em 1974, a faixa ganhou uma versão mais pop em 1975, lançada na versão americana do álbum Desolation Boulevard. A canção já integrou as trilhas de Jovens, Loucos e Rebeldes (1993), Detroit a Cidade do Rock (1999), entre outros grandes clássicos.

“The Chain” do Fleetwood Mac. Essa faixa maravilhosa, que também foi produzida e lançada na década de 70, compõe o principal disco da história do grupo anglo-americano, Rumours. A letra que fala sobre um amor que pode ir embora, caso não seja correspondido(Gamora e Peter entenderam a referencia), é a única do álbum a ter o nome de todos os integrantes nos créditos. Rumours vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo e é considerado um clássico.

Sem dúvida não precisamos falar das outras músicas como Bring It on Home to Me, Southern Nights, Father and Son e várias outras, as músicas falam por si só nesse filme.

James Gunn provou que as canções podem ser mais do que um pano de fundo. O diretor mudou a percepção dos fãs a respeito de determinadas cenas, criou uma trilha especial e deu para franquia mais um protagonista.

Você pode ouvir a playlist no spotify clicando aqui.