A cena nacional tem sido deixada de lado pelo grande público, que tem aderido cada vez mais à música internacional, principalmente por influência midiática. O que a maioria dos brazucas não se recordam, é que o cenário musical brasileiro criou e têm criado grandes artistas independentes todos os dias. E se os grandes meios de comunicação especializados em música não abrem espaço, nós do Retalho Club lhes apresentamos 4 artistas e bandas nacionais que você provavelmente não conhece e precisa conhecer.

Liniker:

Liniker de Barros Ferreira Campos anda belo Brasil quebrando tabus. Com seus 20 anos, soma mais de 1 milhão de visualizações em seu canal no YouTube. Diz não afirmar se é “o” ou “a” Liniker, e é assim que quer continuar, prefere ser livre para usar brincos, saia, batom e o que mais lhe convir. “O que eu sei é que eu sou bicha, preta, pobre e estou aí, batalhando por um povo” comentou em entrevista ao G1 em 2015.

“Quando me questionam sobre gênero, eu falo que eu não sei quem eu sou e eu acho que é importante viver essa dúvida também. Eu não preciso ter uma certeza de ‘sou homem’ ou ‘sou mulher’, meu corpo é livre, meu corpo é um corpo político, ele merece a liberdade dele e eu preciso caminhar com isso, aceitar que eu sou assim” 

Liniker começou a escrever e a cantar com 16 anos.

 

Rubel:

Rubel Brisolla é um jovem de 22 anos, carioca, estudante de cinema e amante do violão desde seus 8 anos. Rubel é adepto do gênero Folk e MPB, mas já teve uma banda de Rock, os Corleones. Em 2011, fez um intercâmbio para Austin, no Texas, onde junto a amigos de outros países, começou a tocar clássicos da MPB, apaixonando os Texanos. Dessa viagem, o álbum Pearl, o primeiro da carreira do músico, foi criado, em apenas quatro dias de gravação.

 

Ana Muller:

Ana Paula Gomes é natural de Ibatiba, no Espírito Santo, aprendeu a tocar violão observando seu pai, e por esse motivo, no começo, não sabia o nome de nenhum acorde que utilizava. Ana começou com influências caipiras, mas rapidamente agregou outros gêneros em suas canções. Ana Muller também teve uma banda, Aurora, do Festival Prato da Casa, de 2011, e guarda a influência da banda até hoje, tendo sua guitarrista como produtora. Em 2014, a música “Deixa“, alcançou mais de 25 mil visualizações em apenas seis meses.

 

Loureiro:

Loureiro é banda formada por uma dupla Daniel e Lucas. Os irmãos naturais de Belo Horizonte, Minas Gerais, começaram suas atividades no YouTube em março, com o cover da música “Dia Especial”, de Cidadão Quem e Thiago Iorc. A dupla mescla em seu canal, covers e músicas autorais, que incluem “Eu Sei”, “A Menina, O Mar, e Suas Histórias”, “Esperança” e “A Mesma Ilusão”. A dupla, em pouco tempo de atividade, soma um ótimo número de visualizações em seus vídeos, e prometem elevar o nome de BH no cenário musical.

 

 

Já conhecia algum deles? Gostou de suas músicas? Tem algum artista independente que você gostaria de indicar? Deixe nos comentários e ajude o Retalho a criar mais listas e divulgar novos artistas.