ANO DA EDIÇÃO : 2017
NÚMERO DA EDIÇÃO: 3
NÚMERO DE PÁGINAS: 1040
I.S.B.N.: 9788542208245
MARCA: Crítica
IDIOMA: Português
PREÇO SUGERIDO: R$ 99,99
ACABAMENTO: Brochura/Capa Dura

SINOPSE: Como foi que os nazistas conquistaram o coração e a mente dos cidadãos alemães, distorceram a ciência e a cultura e colocaram o país no caminho de outra terrível guerra? Neste segundo volume da trilogia que conta a história do Terceiro Reich, o renomado historiador Richard J. Evans traz o relato definitivo da ditadura de Hitler entre 1933 e 1939, e mostra a impressionante nuvem de terror que se apoderou da Alemanha depois de os nazistas tomarem o poder.

Antes de qualquer coisa, o que vocês precisam saber é que Terceiro Reich No Poder é uma sequência. Trata-se do segundo livro de uma trilogia, o primeiro, A Chegada do Terceiro Reich, já foi resenhado aqui no site e vocês poderão compreender melhor do que se trata a trilogia lendo essa primeira resenha (Acesse aqui). Tendo isso em mente, nessa resenha irei falar um pouco mais das formas narrativas utilizadas e dar um apanhado geral do que trata essa segunda edição, para informações mais gerais leiam a primeira resenha.

Terceiro Reich No Poder é um tanto diferente do primeiro livro da trilogia não somente em seu conteúdo, mas na sua forma de contar a história. Claro, ainda existe a contextualização dos fatos e a tentativa de mostrar pontos de vista diferentes dos acontecimentos, por isso em cada capítulo há uma mistura de narrativa, descrição e análise muito bem executadas. Além de localizar muito bem o leitor e contextualizar os fatos, a forma mais fluida de descrever o ocorrido nos submerge  no período e a quantidade absurda de fontes dos dados nos transmite uma segurança documental durante a leitura.

Esse segundo volume aborda com mestria os períodos pós poder do regime nazista e pré segunda guerra mundial. Todo o volume tem um ar de preparação para dominação a partir da guerra e reorganização da supremacia racial germânica. O livro aborda a política de Hitler, os motes de repressão, a forma como o marketing e a propaganda foram utilizados em prol do regime, além da vida cotidiana do cidadão alemão, economia e religião.

A cautela de Hitler e dos líderes nazistas em aplicar o antissemitismo e sua política racial é descrita de forma que o leitor compreenda o todo, o que torna a sensação de tensão de que a guerra estava próxima algo real. Mesmo para nós, que já conhecemos a história, nos imergindo na leitura Evans transmite nas palavras uma faísca de sentimentos.

Embora durante todo o período descrito notemos tons de genialidade em conduzir toda uma população para uma guerra contra o mundo com ideais racistas e pouco fundamentados, o autor faz questão de abrir nossos olhos para as sementes ignoradas pelos nazistas, que no futuro floresceriam para a queda da ditadura de Hitler.

Richard J. Evans, como dito na resenha anterior, não expressa opinião sobre os fatos, mas mostra que a unanimidade em crítica ao regime nazista que é feita hoje, não condiz com o sentimento mundial da época. O número de grupos antissemitas existentes na época era grande, embora o nacional-socialista se sobressaisse na Alemanha, os nazistas não eram os únicos a pregarem ideias de supremacia branca. Compreender toda essa situação nos permite entender como toda uma sociedade acabou se deixando levar por um líder cujo ideais tão repugnantes deram fim à vida de milhares de pessoas.

Complementarmente aos planos da liderança nazista, temos um apanhado da sociedade alemã como um todo em mais de uma de suas camadas, demonstrando a sensação de terror pré guerra e mostrando de forma bem ampla como reagiam os camponeses, empresários e cidadãos comuns aos acontecimentos. Atribuir somente a Hitler os horrores do período é leviano e Evans consegue mostrar isso contextualizando e mapeando muito bem tudo o que acontecia e como a sociedade reagia a isso. Ação e reação.

Terceiro Reich No Poder destrincha a organização política do partido nazista no poder da Alemanha ao mesmo tempo em que mostra ao leitor os nuances da sociedade em reação à economia, propaganda, religião e marcha para a guerra.

Tendo como ponto final o clímax do início da jornada de Hitler nas batalhas, Terceiro Reich No Poder  prepara o leitor e o faz compreender como Hitler levou o mundo à Segunda Grande Guerra mundial pouco tempo depois da primeira.

 

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here