http://editoranovoconceito.com.br/media/upload/livro/livro/sempre-havera-voce-frente_1.jpgTítulo: Sempre Haverá Você
Autora: Heather Butler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256

Sinopse: “Quando o George escreve as coisas, destaca suas palavras preferidas em negrito. As palavras de que ele não gosta, escreve em letras pequenas e bem magrinhas.
Ele adora a escola, mas detesta o Carl, que é malvado e gosta de colocar medo nas outras crianças.
Ele ama o seu irmãozinho, Theo, mas de vez em quando perde a paciência com ele.
O jogo preferido do George é aquele em que ele e a mamãe brincam com palavras novas. Na verdade, a mamãe é a pessoa favorita do George no mundo inteiro. Ele gosta mais dela do que do seu melhor amigo, Dermo, ou do seu cão fedorento, mas adorado, que se chama Goffo.
Agora que a mamãe ficou doente, está cada vez mais difícil sorrir e inventar versos com o Theo.
Sempre haverá você conta sobre uma família diferente da sua, mas um pouquinho parecida. E de um menino que está aprendendo algumas coisas. Você quer ser amigo dele?”

George é um garoto muito esperto de dez anos que vive coisas comuns de garotos de dez anos. Ele sabe todas as capitais de todos os países, tem um melhor amigo chamado Dermo e todos os dias vai à escola e tem que lidar com a maldade e chatice de Carl Verruga de Vômito.

Sua família é quase uma equação: sua mãe incrível, seu pai herói, seu irmão mais novo Theo e os avós, tios e prima mais queridos que podem existir. Eles acabaram de adotar os irmãos Goffo e o Ivan, os novos membros caninos da casa, o primeiro foi para casa de George e o segundo foi para a casa dos avós para que eles morem separados, mas possam se ver.

E tudo é muito divertido até o dia em que a mãe começa a ter dores de cabeça que não passam com remédios e passa a brincar cada vez menos de Jogo da Visita com George, que é seu jogo preferido. Toda a casa fica menos alegre e os avós, a tia Chrissie, a mãe de Dermo e a vizinha Sra. Shardini andam frequentando mais a sua casa para ajudar a cuidar das crianças e fazer as coisas que a mãe não está mais fazendo.

“- Uma família vai à reserva Thendon e vê… um camaleão – ela sussurra.
– Lagarto – eu respondo.
– E… um escorpião – ela sussurra.
– Aracnídeo. Quatro pares de pernas, um ferrão na ponta da cauda.
– Eu amo você – ela sussurra.
– E eu amo você – sussurro em resposta.
E eu amo.
E ficamos sentados no sol
E só por um minuto eu não divido ela com mais ninguém.”

Eu sinceramente não esperava a profundidade que esse livro alcançou. Sempre Haverá Você me surpreendeu muito ao tratar toda a experiência de descoberta e adaptação a doenças graves de um ponto de vista muito diferente – e impactante – do que estamos acostumados a ver. Com apenas uma década de vida, nós acompanhamos a visão delicada de George na deparada e entendimento da condição de uma das figuras mais importantes de sua vida.

É impossível não se emocionar com o desenvolver da cabeça do pequeno protagonista balanceando toda sua energia infantil com seus deveres escolares e projetos, seus códigos e rimas com seu irmãozinho, as infinitas piadas sobre puns e Goffo e toda a carga emocional que lhe é jogada e os pensamentos ruins que passam a atormentá-lo quando a mãe adoece.

A diagramação é delicada como todo o resto, com espaçamentos enormes e frases curtinhas – simples e objetivo como uma criança –, com atenção especial à forma de George nos mostrar o que gosta e o que sente com as palavras em negrito para o que mais adora e em fonte bem pequenininha para aquilo que desgosta ou dá medo. Apesar do miolo impecável, não acredito que a capa faça jus ao conteúdo e eu espero, de coração, que mais pessoas passem por cima dessa primeira imagem e conheçam a família Warren e seu encanto.

O romance de Heather Butler foi indicado para os prêmios de melhor livro de 2015 das associações Carnegie Book e UK Literacy e é uma leitura de poucas horas que talvez não te surpreenda tanto, mas a delicadeza com que a autora escreve sobre a relação de George com sua mãe, os laços familiares ou não e as reflexões e sentimentos que traz, fazem Sempre Haverá você valer muito a pena ser lido.

REVIEW OVERVIEW
Trama
Narrativa
Personagens
Diagramação
Ambientação
COMPARTILHAR
Artigos anterioresSony deve iniciar seu próprio universo cinematográfico a partir de Venom
Artigos posterioresAs 10 melhores trilhas sonoras de filmes de heróis
Estudante de Medicina Veterinária, apaixonada por literatura e nascida pro drama. Usa seu tempo livre para ler, assistir séries compulsivamente, planejar tatuagens e amassar animais. Se expressa melhor através da escrita e ama mais seus gatos do que 98% das pessoas que conhece.