Já é difícil encontrarmos leitores de poesias, mas quando se trata de obras brasileiras e homossexuais isso é ainda mais raro. Mas para a pesquisadora Amanda Machado e a poeta paulista, Marina Moura, tudo só precisa de um empurrãozinho e por isso lançaram o livro Poesia Gay Brasileira, primeira antologia de obras com temática homossexual do país.

Segundo Marina, “O projeto diz por si só. Ele é uma prova viva de que essas pessoas existem”. “Acreditamos que o livro tenha muita importância porque mostra que a homossexualidade sempre esteve presente”- completa Amanda.

A coletânea reúne grandes nomes da literatura brasileira, incluindo Carlos Drummond de Andrade e Lúcio Cardoso, com 130 poemas de outros mais 44 autores.

Marina Machado conta que o desejo de se aprofundar na literatura LGBT surgiu durante uma pesquisa de pós-graduação, em 2014: “No início, pensamos em reunir a literatura gay brasileira, mas quando começamos a pesquisar, vimos que existia muito material. Então resolvemos focar na poesia, que era algo que ainda não tinha sido feito”.

“Durante a pesquisa, notamos que esse tema sempre esteve presente na literatura brasileira” – conta Amanda.

A obra possui arquivos que datam ainda do século 19. A busca por material rendeu tanto que precisaram parar para selecionar o material que entraria para o projeto. “Tentamos contemplar vários períodos, desde o primeiro registro encontrado até os dias atuais”, diz Amanda, que diz que a antologia ainda tem a presença de alguns textos inéditos na edição. Glauco Mattoso, Roberto Piva e Walmir Ayala foram alguns dos escritores que contribuíram com novas produções.

A dupla ressalta a importância do projeto nos dias atuais: “Quando começamos a pesquisa, o cenário era outro. Claro, que o preconceito já existia, mas você não via o ódio tão explícito como hoje. Num período curto de tempo, vimos o reflorescimento desse discurso, não só contra os LGBT, mas também contra aqueles fazem arte de modo geral”.

A ideia é também produzir um documentário com entrevistas realizadas com diversos autores durante as conversas para a produção da antologia.

O lançamento do livro aconteceu ontem (16) sábado, Às 18h na Idea Casa de Cultura (Rua Bernardo Guimarães, 1200 –Funcionários, Belo Horizonte)

Por Hoje em Dia

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here