O que aconteceu com o Flamengo? Eu, na minha condição de torcedor vejo que temos um problema, há muito tempo o Flamengo não se portava assim, o time não engata uma boa sequência, há quatro jogos – já podem ter sido cinco, dependendo de quando isso for ao ar – não consegue convencer, e o treinador parece se perder com o elenco que tem, que mesmo tendo jogadores de qualidade, insiste com algumas peças que até um cego vê que não está dando certo.
Nos últimos 4 jogos foram 4 empates, todos eles com o time jogando muito mal, sem vontade, o Zé Ricardo perdendo o controle do jogo durante diversas vezes e eu assistindo e perdendo a paciência. Zé Ricardo não é um técnico horrível, mas eu acho que a inexperiência dele faz com que ele não perceba certas coisas no time que irritam a torcida e perca ou empate alguns jogos, como o clássico contra o Vasco, ele põe o Cirino em campo e em dois minutos ele faz duas faltas que geram lances de perigo ao gol do Muralha. E não só isso. Ele põe o time inteiro atrás, com um placar extremamente perigoso de 2×1. O resultado? O árbitro arruma um pênalti pro Vasco e eles fazem o gol. Não vou reclamar do pênalti, todos sabemos que foi, mas era só manter o padrão de jogo que a partida poderia ter outro rumo. E assim foi como contra o Fluminense na final da Taça Guanabara. Ali, além de várias falhas defensivas que poderiam ser corrigidas com uma simples conversa no vestiário, mas parece que nada disso aconteceu. Além é claro de aparentar não saber que haveria uma possível disputa de pênaltis, colocando assim, surpreendentemente a dupla de zaga que batia muito mal, sendo que tem batedores melhores no elenco. A lista é grande, mas não quero passar mais raiva lembrando disso.
Alguns outros fatores contribuem para a fase de desgosto do Flamengo que infelizmente tem nos acompanhado durante este período, desde a fase do cheirinho. Os jogadores caindo de rendimento ao longo do tempo, foi assim com o Pará no fim do ano passado, com o Diego recentemente, o Willian Arão também, o Rafael Vaz e alguns outros que caíram de rendimento, mas que tem qualidade. Não é o momento de alguns jogadores, o Zé tem que saber qual é o momento de alguns jogadores, e resolver não insistir em algumas peças, mesmo que sejam qualificados.
Também acho que falta um pouco de coerência por parte da torcida. Um acerto de Márcio Araújo e ele se torna um deus. Um erro e todos jogam pedras. Eu entendo que pode ser o calor do jogo, mas isso se estende pelo resto da semana. Inúmeras reclamações nas redes sociais sobre algo que ás vezes não prejudicou tanto, mas o Flamengo perdeu, talvez se tivesse vencido ninguém lembraria disso, mas as coisas ruins se acumulam.
Além, é claro, da falta de interesse da torcida nas últimas partidas, o Flamengo está em uma temporada em que pode ganhar tudo, o time precisa mais do que nunca de todo o apoio possível e só vocês puderam ajudar, fazendo o máximo, das arquibancadas, das ruas ou mesmo de casa. O Flamengo precisa de todos nós. Por mais que a esperança esteja em baixa, apoie. Nunca precisamos tanto da força da torcida como agora.
Enfim, os problemas estão aí, estamos na esperança de que tudo possa mudar, agora que estamos em um grande momento que pode entrar para a história do clube. Talvez nunca verei o Flamengo campeão da Libertadores, talvez serei zoado pelos rivais, talvez terei uma grande decepção, mas não vai faltar apoio da minha parte. Todos nós torcedores temos que fazer a nossa parte. Se prenda a tudo que vocês acreditam, rezem, gritem, chorem, pulem, reclamem, postem coisas do time, pode até sentir o cheirinho, mas não deixem de torcer, esse é o meu apelo como torcedor, a Libertadores tá aí e eu quero contar pros meus filhos que eu vi esse título voltar pra cá. Mais do que nunca, ISSO AQUI É FLAMENGO. SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!

Créditos: Matheus Rodrigues