– AH O FUTEBOL AMERICANO! Que coisa mais complicada!…

4Todos nós, brasileiros, apaixonados pela NFL em algum momento já dissemos essa frase (seja mentalmente ou em voz alta), pois de fato, a construção de ligas esportivas nos EUA difere e muito do que estamos acostumados aqui, no país do futebol, onde o maior torneio é disputado por pontos corridos, e as copas não se assemelham muito com a organização Norte americana.

Então se você começou a acompanhar a NFL a pouco tempo, ou que já acompanha há um bom tempo mas ainda não entende como realmente funcionam as coisas na terra do Tio Sam, nós do Retalho Esportes preparamos um texto bem didático. Sigam-me os bons!

9

A NFL, ou National Football League, ou ainda, Liga Nacional de Futebol é a principal liga de futebol americano no mundo (e sim, ela não é a única), reunindo 32 times. A liga é dividida em 2 conferências a NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference), ou no bom e velho português: Conferencia Nacional e Conferência Americana.5

Cada conferência possui quatro divisões (NFC North, South, West e East / AFC North, South, West, East), com quatro times cada divisão. Exemplo: Na NFC, temos a divisão NFC West que é composta por: Seattle Seahawks, San Francisco 49ers, St. Louis Rams e Arizona Cardinals.

Então de acordo com essa subdivisão, como é montada a tabela do time? Vamos tomar como exemplo o Seattle Seahawks para explicar:

  • Cada equipe tem que disputar 16 jogos em uma temporada regular.
  • Essa equipe fará 2 jogos com os outros três times de sua divisão, um em casa e outro fora (6 jogos). Ex.: Os Seahawks enfrentaram duas vezes na temporada os 49ers, os Rams e os Cardinals, e assim será por todas as próximas temporadas.
  • A equipe terá que enfrentar todos os times de outra divisão da MESMA Conferência. Dessa forma, em três anos, a equipe terá enfrentado todas as outras da mesma Conferência (4 jogos). Ex.: Na última temporada, o Seattle enfrentou os times da divisão NFC East, que são o Philadelphia Eagles, o Dallas Cowboys, o Washington Redskins e o New York Giants.Eli Manning
  • O time enfrentará todos as equipes de uma divisão da OUTRA Conferência. Dessa forma, em quatro anos, o time terá enfrentado todos os outros da outra Conferência (4 jogos). Ex.: No ano passou, o Seattle Seahawks enfrentou as equipes da AFC West, que são Denver Broncos, San Diego Chargers, Oakland Raiders e Kansas City Chiefs.
  • A equipe jogará com times das outras divisões da MESMA Conferência (exceto o time da divisão que ela já estará enfrentando na temporada) que terminaram com a mesma classificação, dentro da divisão, que ela na última temporada (2 jogos). Ex.: Os Seahawks, na temporada 2013, terminou na primeira colocação de sua divisão. Na temporada 2014, enfrentou o Green Bay Packers, que terminou em primeiro na divisão NFC North e o Carolina Panthers, que terminou em primeiro na NFC South.3

Após os 16 jogos se realizarem, os times que ficarem na primeira posição de suas respectivas divisões, estão automaticamente classificados para os Playoffs – esses são conhecidos como “campeões de divisão”. Porém, há ainda outra forma de se classificar para os playoffs, que é através do Wild Card. Os dois times que tiverem a melhor campanha em suas respectivas Conferências, mas não ficarem em primeiro de suas divisões, são os times que entram no Wild Card, e garantem vaga para os playoffs. Dessa forma, até três times de uma mesma divisão podem ir para a pós-temporada. Os jogos, em sua maioria, são intercalados entre partidas em casa e fora de casa.

Existem alguns critérios de desempate. Quando ocorrem empates dentro da própria divisão, os desempates mais recorrentes são: confronto direto, melhor campanha contando adversários da própria divisão, melhor campanha contando qualquer adversário e melhor campanha contando adversários da mesma Conferência. Quando o assunto é Wild Card, os desempates são: confronto direto (caso haja), melhor campanha na Conferência e melhor campanha nos jogos em comum.

Após tudo isso, ingressamos nos playoffs. A partir daí, como dizia meu pai, “separamos homens dos guri”.

Resultado de imagem para playoffs nfl

Uma semana de folga após o termino da temporada regular se inicia os Playoffs, a fase final da liga, numa versão brasileira entenderíamos como MATA-MATA. Essa fase é dividida por varias sub-fases, cada uma com seus nomes, até chegarmos a final da Liga, o Tão famoso SUPERBOWL. Vamos as fases:

Wild Card

Numa tradução literal entenderíamos como Rodada Curinga, na nossa versão brasileira seria uma espécie de Repescagem, onde os dois campeões de divisão com pior campanha na Conferência enfrentam os dois times que foram como Wild Card (5º e 6º), ou seja, o 3º enfrenta o 6º e o 4º enfrenta o 5º classificado da mesma conferência. Já os 1ºs e 2ºs colocados de cada conferência tem mais uma semana de descanso e treinamentos.

Divisional game

Também conhecida como Final de Divisão, fazendo um paralelo com nossa realidade brasileira, pode ser visto de 2 formas: 1 – Quartas de Finais da liga, onde os 8 melhores competem pela próxima fase, ou 2 – Semifinal da conferência, onde os 4 melhores daquela conferencia brigam pela oportunidade de estar na final da mesma. 2É claro que o maior interesse dos times é ser campeão da Liga, mas para os técnicos e jogadores, ganhar a conferência já é um enorme passo dado em busca da renovação de contrato. Os jogos são definidos da seguinte forma, o 1º colocado na conferência na temporada regular pega o “pior” (nessa fase dizer pior é até uma incoerência) classificado que tenha vencido na Repescagem (Wild Card) e o 2º colocado pega o melhor classificado. Ex: Se passaram do Wild Card o 3º e o 5º colocado na temporada regular, na final de divisão jogarão 1º vs 5º, 2º vs 3º.

Championship Game

Como já introduzido anteriormente o Championship game ou, Final de conferência pode ser vista como uma Semifinal VALIOSÍSSIMA. Uma vez que não é a grande final da liga, mas já dá um grande prestigio para o time vencedor. Nesse ponto é decidido quem é o melhor dentre os 16 times das conferências Nacional e Americana. O campeão de cada conferência disputa a grande Final da Liga, o bom e velho Super Bowl. Nessa fase a melhor campanha em temporada regular só importa para decidir quem fará o jogo em casa, o que não é pouco já que as torcidas não só no Futebol americano, mas como em todos os esportes, fazem uma gigantesca diferença.

Super Bowl

Que numa tradução livre teríamos Super Copa, é a grande final da NFL, que como dito anteriormente reuni o melhor time da NFC (Conferência Nacional)  e da AFC (Conferência Americana). O estádio onde acontece o jogo é decidido muitíssimo antes, independente se o dono do estádio for para a final. Por exemplo, o Superbowl LI (51), desta temporada, será realizado no NRG Stadium, casa do Houston Texans (Time que ainda busca se consolidar nos Playoffs) no dia 5 de fevereiro de 2017.6

O Superbowl não é há algum tempo APENAS A FINAL DA LIGA, o Superbowl é o evento esportivo mais valioso do mundo segundo a Forbes, com comerciais absurdamente caros e um Intervalo que deu origem a expressão muitíssimo conhecida “SHOW DO INTERVALO”, onde é montado um palco e se apresentam grandes artistas mundiais, no ano passado contou com a presença Beyonce, Bruno Mars e a banda Coldplay.7

E claro, o Superbowl como final da liga apresenta ao mundo o melhor time da NFL do ano, fechando assim a temporada.

Por: Christian Souza e Dholiman Carlos De Melo Balestrin

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here