O prêmio é dado com base nas votações de técnicos, capitães das seleções e jornalistas de todo o mundo. Vencedor da Premier League com o improvável Leicester City na temporada 2015/16, o italiano superou Zinedine Zidane que conquistou uma Champions League, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes como técnico pelo Real Madrid e Fernando Santos que conquistou uma Eurocopa inédita com a seleção de Portugal. Ao receber o prêmio das mãos do argentino Diego Maradona o italiano agradeceu: “Noite fantástica para eu estar aqui e para ganhar esse prêmio, estou muito louco agora. Eu quero agradecer minha família, minha esposa, meu agente, meu presidente, meus jogadores – meus jogadores! Sem eles é difícil para qualquer técnico ganhar qualquer coisa, e também aos nossos fãs. Eu acho que o que aconteceu na Inglaterra foi incrível, era algo estranho. O deus do futebol disse: ‘O Leicester precisa ganhar.’ Apenas isso.” Ranieri concluiu dizendo: “Antes Dani Alves disse que com 30 anos ele ainda pode fazer mais. Eu tenho 65! Estou só começando.” Depois de escapar do rebaixamento, o italiano assumiu o time em 2015 sendo bastante contestado pela mídia pois vinha de diversas demissões de suas equipes anteriores. Ranieri conseguiu montar um time competitivo apesar de um orçamento baixo em comparação aos outros do campeonato.

15970447_1587432751273637_949968727_n

Os Foxes nunca foram os favoritos ao título do Campeonato Inglês, muito pelo contrário, no final da temporada deram prejuízo à várias casas de apostas, que já davam como certo o rebaixamento do time. Mas jogo após jogo Ranieri passava confiança aos seus jogadores, e foi dessa forma que o inimaginável aconteceu, com apenas 3 derrotas no campeonato, vencendo importantes times como Liverpool, e Manchester City fora de casa, o “conto de fadas” (modo como se referia ao título) se tornou realidade, e o time que lutava para não ser rebaixado conquistou a tão sonhada Premier League, a primeira de sua história com 81 pontos, 23 vitórias, 13 derrotas, 68 gols e um dos times que menos sofreu gols na temporada. Com esse feito, também conseguiram a tão desejada classificação para a inédita Champions League da equipe. Agora com essa conquista Cláudio Ranieri faz parte da lista dos melhores, junto com José Mourinho (POR), Josep Guardiola (ESP), Vicente Del Bosque (ESP), Jupp Heynckes (ALE), Joacquin Löw (ALE) e Luís Enrique (ESP).

15941906_1587432694606976_780147857_n

Atualmente o time campeão não está no seu melhor momento na Premier League, em 15º colocado a equipe vem sofrendo para se manterem firme na competição. Porém, fizeram uma ótima campanha na Champions League se classificando em 1º lugar em seu grupo, onde encaram o Sevilla nas oitavas de final na competição.

 

Texto feito pela membra Ynara Rocha