Imagine o cenário, em 1983 sua equipe caiu de divisão para até agora NUNCA mais ter disputado a elite do futebol inglês, além disso enfrentou rebaixamentos para a 3º e 4° divisões, seria uma história triste certo? Seu time seria constantemente motivo de chacota dos adversários e uma vergonha para a cidade. Pois é, a equipe do Brighton Hove Albion sabe como é essa sensação.
Mas todo esse inferno acabou ontem para a equipe centenária, jogando pela Championship (2° divisão da Inglaterra) e sendo líder de tabela com uma campanha invejável ( 28V – 8E – 7D – 92Pts) o Brighton necessitava apenas de uma vitória para cima do Wigan, que se localiza na zona de rebaixamento, e de qualquer resultado menos a vitória do Huddersfield Town jogando contra o Derby County.
E foi o que exatamente aconteceu! Gleen Murray e Solomon March marcaram, Nick Powell descontou (2-1) e a torcida apenas esperava a confirmação do empate entre Derby e Huddersfield. Após isso foi toda a festa que vemos quando um time consegue o acesso, invasão dos torcedores, cantoria, champanhe, tudo que os adeptos esperavam a anos!

(Comemoração dos jogadores)
imensa festa da torcida que lotou o American Express)

Até então na sua história o título mais importante do Brighton é a Supercopa da Inglaterra, que conquistaram em 1910.
Com a vaga do Newcastle encaminhada, resta apenas uma vaga para a Elite, que será disputada entre 4 times.

Créditos: Bernardo Sales