Tivemos ontem em Mônaco, França o sorteio dos grupos para a próxima UEFA Champions League, e começa novamente toda a discussão: “Qual é o grupo da morte?” “Qual favorito pegou caminho fácil?” “Qual time pode ser a zebra?”. Então vamos dar a resposta dessas perguntas e de mais outras:

Os Cabeças: 

A primeira surpresa de todas foram os cabeças de chave, os times que ficam no pote 1 e sempre são colocados como os favoritos por terem ganho sua liga nacional, mas tivemos uma surpresa; O Real Madrid conquistou o bicampeonato da UCL e também a La Liga, com isso a 8ª vaga ficou livre para o oitavo campeonato mais bem cotado da Europa, que é o ucraniano, então, incrivelmente, tivemos o Shaktar Donetsk (mais conhecido como refúgio de brasileiro) como cabeça de chave. Os outros participantes do pote 1 foram: Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Mônaco, Spartak Moscou e Benfica.

Resultado de imagem para Shakhtar Donetsk UCL

Os Grupos

Então bolinha a bolinha que foram retiradas dos potes nós íamos conhecendo os grupos, confrontos e adversários, o final foi:

Resultado de imagem para UEFA Champions League groups

Como sempre clubes gigantes ficaram no mesmo grupo; Barcelona e Juventus no D, e outros de grande expressão atualmente também, que é o caso de Bayern e PSG no B e Chelsea e Atlético de Madrid no C. E ainda o reencontro de Real Madrid e Dortmund, que também eram do mesmo grupo na edição passada.

Mas existe grupo da morte?

Difícil dizer.

Entre os 8 é óbvio os 2 mais fortes:

Grupo C – Chelsea, Atlético, Roma e Qarabag

Grupo H – Real Madrid, Borussia, Tottenham e Apoel

Resultado de imagem para Totti Champions League

Temos um recente campeão (Chelsea e Madrid), times que sempre chegam longe (Atlético e Dortmund), aqueles que podem surpreender (Roma e Tottenham) e o saco de pancadas (Qarabag e Apoel). Temos certeza que esses 2 últimos não avançam de fase mas se arrancarem um empate ou uma vitória contra um dos favoritos podem complicar e definir quem avançara no grupo.

Resultado de imagem para Qarabag fk

O C tem uma vantagem na classificação “grupo da morte” pois qualquer um ali pode se classificar em primeiro, o Chelsea começou a temporada apresentando vários problemas e até sendo goleado pelo Burnley e ainda vai sentir a falta de Diego Costa lá no ataque. O Atlético já mostra um desgaste das constantes eliminações para o rival e ainda jogará em um estádio novo, o que sempre traz complicações. A Roma perdeu Salah, que era peça importante na parte ofensiva.

Enquanto isso no H, se tudo estiver em condições e temperatura normais, o Real se classificará em primeiro, enquanto Borussia Dortmund e Tottenham brigam pela 2ª vaga. Nessa disputa vejo o Tottenham com uma pequena vantagem, pelo time ser praticamente o mesmo da temporada passada com boas adições, diferente disso a Muralha Amarela vai sentir muita falta de Ousmané Dembéle, que já acertou sua ida ao Barcelona.

Resultado de imagem para Real Madrid x Borussia Dortmund UCL

Caminho aberto para os ingleses?

Se um país deu sorte nesse sorteio é a Inglaterra.

Logo no grupo A já vemos o Manchester United contra Benfica, Basel e CSKA. São times já constantes na competição, o Benfica sempre assusta, mas nem chegam perto da seleção que o United criou com as adições de Lukaku, Ibrahimovic, Matic e Lindelof (ex-Benfica, inclusive). Mourinho após o sorteio:

Imagem relacionada

No E os comandados de Jurgen Klopp até vão encontrar dificuldades contra o Sevilla, time tri-campeão recentemente da Europa League que mantém um time bastante competitivo e também com a indefinição do craque Philippe Coutinho, que pediu para ser transferido para o Barcelona mas não teve liberação do clube. Na pré-champions os reds passaram o trator para cima do Hoffenheim, 2×1 na Alemanha e 4×2 jogando em Anfield. Acertando sua defesa, Maribor e Spartak não devem assustar o time.

Resultado de imagem para Liverpool fc O City caiu com os campeões Feyenoord e Shaktar, além do bom time do Napoli, mas é óbvio a superioridade do time de Manchester que pode jogar essa fase da competição com um time misto escalando jogadores como o goleiro Cláudio Bravo e revezando o ataque entre Gabriel Jesus e Sergio Aguero.

Resultado de imagem para Sergio Aguero

Reencontro

Barcelona e Juventus se enfrentaram nas semi-finais da edição passada e agora jogam juntos no grupo D com Olympiacos e Sporting. O clube catalão e o italiano ainda sentem faltas das recentes saídas de Neymar e Bonucci, respectivamente, e terão que provar se são a mesma potência dos anos anteriores.

Resultado de imagem para Barcelona Juventus

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here