Para os amantes de jogos antigos, nenhum incentivo é necessário quando se trata de perder um bom tempo com essas obras pixeladas. Mas ainda há aqueles que não se sentem motivados para baixar emuladores e jogarem jogos clássicos apenas por jogar, e se contentam apenas com o sentimento de nostalgia.

O RetroAchievements pode ser o estímulo que essas pessoas precisavam. Como o nome já diz, o site funciona como um banco de conquista (ou troféus) de jogos antigos, cobrindo grande parte da biblioteca do Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, entre outros.

Lista de conquistas do Sonic The Hedgehog de Mega Drive

E como funciona?

Após fazer uma conta no site, basta baixar um de seus emuladores modificados. As modificações dos programas servem para sincronizar sua conta com o site e assim, gravar o progresso nos jogos.

Na prática as conquistas funcionam exatamente como no Xbox ou Playstation, ao realizarmos certos requisitos, um aviso é dado na tela que conseguimos pegar tal troféu.

Todos tem nome, descrição, e valem alguns pontos para preencherem o perfil. Apesar de ainda não existir uma versão em português, a modificação é bem divertida e simples, os emuladores ainda contam com suporte para jogatinas online e não são complicados de configurar ou jogar.

Certo, conquistas, troféus, ou o que seja, não são nada. O RetroAchievements é só um desafio a mais para aqueles que já zeraram Megaman até de ponta cabeça, esses pequenos quadradinhos com imagem apenas agregam na experiência geral do jogo.

Por fim, o site e seus emuladores são um bom estímulo para quem quer rejogar clássicos que marcaram a infância, ou até mesmo para quem vai “platinar” algum jogo de 30 anos atrás. O RetroAchievements trás uma adição aos jogos antigos que são muitas vezes, mais interessantes que as conquistas de jogos atuais, vale a pena conferir a ferramenta e explorar esses desafios.

PS: Não amiguinho, não pode cobrar das pessoas o perfil delas no RetroAchievements.

 

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here