Eminem, nome artístico de Marshall Bruce Mathers III, é um rapper e produtor americano. Em 1999 o rapper estourou com o single My Name Is – do álbum The Slim Shady LP – que surpreendeu a todos por ter um estilo diferente.

O rapper Eminem já nomeou suas influências do rap, como LL Cool J, Rakim, Tupac, Nas, Ice-T, Run-D.M.C e Masta Ace. O resultado dessas influências deu muito certo! Eminem foi um fenômeno estrondoso nos anos 2000, que além de ganhar milhões de fãs, também ganhou (e continua ganhando) inúmeros prêmios durante sua carreira, como o Oscar de Melhor Canção Original em 2003 com Lose Yourself (música tema do filme 8 Mile), 15 Grammys, 5 Prêmio Billboard, entre outros.

É imprescindível falar sobre a importância de Dr. Dre na carreira de Eminem, pois ele foi o padrinho do rapper no começo de sua carreira. Jimmy Iovine mostrou uma fita demo de Eminem ao Dr. Dre, e isso foi o suficiente para o rapper se interessar pelo som do jovem branquelo de Detroit. Os dois se encontraram e Eminem assinou contrato com a Aftermath Entertainment – gravadora de Dre – e foi logo após isso que surgiu o primeiro grande álbum de estúdio do Eminem, The Slim Shady LP, o qual venceu o Grammy de Melhor Álbum de Rap do ano (1999).

Assim como teve ótimos momentos em sua carreira, também teve momentos tristes e trágicos. Seu maior parceiro, Proof, morreu baleado após uma briga em um clube em Detroit e isso foi um choque para Eminem, que ficou algum tempo sem falar com ninguém e sem sair de casa. Alguns dizem que isso foi o motivo para o rapper voltar a tomar remédios (Vicodin, Metadona), que logo após fariam ele ter uma overdose e quase morrer. Graças ao bom Deus isso não aconteceu e Eminem sobreviveu a essa overdose de remédios e voltou a ser o Slim Shady (alter ego) por alguns momentos.

Logo após esse incidente, o rapper voltou aos holofotes com o lançamento do álbum Relapse, que não foi um sucesso de vendas, mas que marcou a volta de Eminem aos palcos e a sua retomada na carreira. Um ano após voltar aos holofotes, o rapper lançou outro álbum, intitulado Recovery, que é um dos melhores álbuns de sua carreira e marca por músicas como Not Afraid e Love The Way You Lie, essa última em parceria com a cantora Rihanna. Três anos depois do lançamento desse álbum, foi lançado o seu penúltimo disco, intitulado The Marshall Mathers LP 2, que faz jus ao nome e é tão bom quanto o The Marshall Mathers LP (2000) – álbum mais vendido da história do rap. No fim de 2014, foi lançado o Shady XV, álbum especial para comemorar os 15 anos da Shady Records (gravadora do Eminem), mas foi um fracasso nas vendas, apesar de ter um conteúdo muito bom e conter um disco extra com os maiores sucessos da gravadora. The Eminem Show, juntamente com The Marshall Mathers LP, são os dois melhores álbuns do rapper, pois o conteúdo de ambos é fantástico. Eu sou um dos maiores fãs do Eminem e afirmo que o maior erro dele foi fazer o Relapse, pois não havia necessidade e o conteúdo deixa muito a desejar.

O rapper não tem lançado muitas músicas ultimamente, pois está trabalhando mais como produtor. Trilhando o mesmo caminho de Dr. Dre, Eminem, está apostando tudo em rappers menos famosos, como o grupo Slaughterhouse, formado por Crooked, Joe Budden, Joell Ortiz e Royce da 5’9. Mas a maior aposta de Eminem é no rapper Yelawolf, que além de ter músicas muito boas e uma fama já estabelecida, também consegue miscigenar o country e o rap dentro do seu próprio estilo.

Eminem atualmente não faz nenhuma turnê e não tem previsão de lançamento de algum novo álbum. Sua última turnê foi a The Monster Tour (em parceria com a Rihanna) que passou pela Europa. O rapper volta ao Brasil no mês que vem para se apresentar no Lollapalooza, após sua passagem pelo país em 2010.

Curiosidades:

– O nome Eminem vem das iniciais do seu nome Marshall Mathers (M&M), mas como não podia usar por causa da empresa de chocolates, ele mudou e escreveu como se fala em inglês “Em-in-em”.

Slim Shady é o alter ego do rapper, ele usa para demonstrar seu lado obscuro e perverso. Quando ele “encarna” o Slim Shady, ele cria tretas com outros famosos, fala desaforos e não liga para o que os outros pensam.

– Eminem é míope e por isso usa óculos.

OBS: Se você quer conhecer um pouco mais da trajetória do Eminem, confira o semi-biográfico 8 Mile, protagonizado pelo próprio.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here