Contém spoilers

Joias do Infinito. Com certeza você que acompanha os filmes do universo cinematográfico da Marvel já se deparou com alguém falando alguma coisa sobre as joias do infinito ou já deve ter visto a cena pós-créditos onde aparece Thanos, o vilão de Vingadores: Guerra Infinita, apanhando uma das manoplas do infinito e dizendo que agora ele resolve isso. Está perdido? É muita informação e não sabe mais onde está nada? Vamos lá então.

Se você ainda está se perguntando “o que são essas joias do infinito?” eu te respondo: Estas joias são seres sencientes de imenso poder. Existem seis delas no total; espaço, mente, alma, realidade, tempo e poder. As seis joias, se unidas na Manopla criada por Thanos, faz do seu portador um ser onipotente, capaz de controlar todo o universo, e no UCM existem duas dessas Manoplas, já vimos uma na cena pós-créditos de Vingadores: Era de Ultron nas mãos do próprio Thanos e outra no cofre de Odin, no filme Thor.

No UCM já conhecemos cinco das seis joias do infinito: a Joia do Espaço (Tesseract), da Realidade (Éter), do Poder (Orbe), da Mente (Visão) e mais recentemente a Joia do Tempo (Olho de Agamotto) em Doutor Estranho e acredita-se que a Joia da Alma será vista em Thor: Ragnarok.

Para prepará-los para os próximos filmes da Marvel, vamos relembrar quais são, onde estão e o que fazem cada uma das Joias do Infinito.

Tesseract

mstiteli_2012_rus_bdrip-avc_0031

O Tesseract aparece em Homem de Ferro 2 rabiscado nas notas do pai de Tony Stark, em Thor na cena pós-créditos, em Capitão América: O Primeiro Vingador onde é usado para criar armas energéticas pelo Caveira Vermelha e depois em Os Vingadores, usado pelo vilão Loki para criar um portal no espaço que permitiu a invasão dos Chitauri.

O Tesseract na verdade é um cubo criado para conter a Joia do Espaço, que permite ao portador existir em qualquer lugar (ou todos os lugares), mover qualquer objeto para qualquer parte através do universo e deformar ou rearranjar o espaço. Ao final do filme Os Vingadores, Thor leva o Tesseract para Asgard e o deixa sob os cuidados de Heimdall.

Cetro de Loki/Visão

cetro-visao

O Cetro de Loki foi criado por Thanos e dado ao próprio Loki para ajudá-lo a conquistar a Terra como o vemos tentando fazer em Vingadores.

Após a derrota de Loki e os eventos de Capitão América: Soldado Invernal o cetro vai parar nas mãos da Hidra e é usado em diversos experimentos, inclusive com os gêmeos Maximoff. Em Vingadores: Era de Ultron, o cetro é recuperado pelos Vingadores e depois pego por Ultron, mas no fim a Joia da Mente, que está dentro do cetro, é utilizada para dar vida a Visão.

A Joia da Mente da ao seu portador o poder infinito da sua capacidade mental e acesso a pensamentos e sonhos de outros seres. Em suma, a Joia da Mente da a quem a possuir, acesso a todas as mentes existentes simultaneamente, mas embora o poder da joia seja imenso, nem sempre o seu portador é capaz de dominá-lo totalmente.

Éter

content_pic

O Éter, a Joia da Realidade, é vista em Thor: O Mundo Sombrio, quando Jane Foster o absorve e se torna sua hospedeira. Esta joia é um antigo artefato de destruição em massa criado por Malekith, líder dos Elfos Negros antes da criação do universo.

Posteriormente a vemos novamente na visão de Thor em Era de Ultron, onde o líquido vermelho se solidifica e se transforma na Joia do Infinito. Na cena pós-credito de Thor: O Mundo Sombrio, Sif e Volstagg a entregam ao Colecionador que parece ter um interesse próprio de reunir as Joias do Infinito.

A Joia da Realidade concede ao seu dono o poder de realizar qualquer desejo, mesmo que esse desejo entre em contradição com as leis da física.

Orbe

marvel-phase-2-box-set-guardians-of-the-galaxy

O Orbe foi primeiramente apresentado em Guardiões da Galáxia, onde Thanos, que estava à procura da Joia do Poder que está dentro dele, encarrega Ronan da missão de resgatá-la do planeta Morag, porém Peter Quill, o Star-Lord a pegou primeiro. Mais tarde Ronan consegue obter a Joia e ameaça destruir o planeta Xandar, mas os Guardiões da Galáxia conseguem impedi-lo e deixam a Joia do Poder sob os cuidados de Irani Rael, líder da Tropa Nova.

O Orbe foi criado pelos Celestiais para impor-se sobre civilizações inimigas, porém com o decorrer da história foram oprimidos pelo poder da mesma e a esconderam dentro de um cofre localizado em um templo no planeta Morag.

A Joia do Poder da ao seu portador acesso a todo o poder e energia que existe ou possa existir, e quando junta as outras cinco tem seus poderes ampliados. Ela tem a habilidade de duplicar quase todas as suas habilidades físicas, tornando invencível quem a possuir.

Olho de Agamotto

legiao_0zmwltvjtpe67a9aijhbhzdeskp2oydsrxfkmc4gql

A Joia do Tempo foi apresentada recentemente no filme Dr. Estranho. Ela está dentro do Olho de Agamotto, um pingente criado pelo primeiro Mestre Supremo Agamotto para abrigar a Joia. O pingente ficou por anos no pedestal em Kamal-Taj, sendo utilizado para proteger o nosso universo de ameaças interdimensionais e protegida pelos Mestres das Artes Místicas durante séculos, sendo herdada pelo Mago Supremo de cada época até chegar à atual Anciã. É utilizada por Stephen Strange para combater o Kaecilius e Dormammu, o governante da Dimensão Negra e depois devolvida ao seu pedestal no final do filme.

A Joia do Tempo dá a seu portador domínio do passado, presente e futuro. Com treino e conhecimento suficiente, a Joia do Tempo pode ser utilizada para aprisionar mundos inteiros em infinitos loops de tempo.

Mas e a Joia da Alma?

A Joia da Alma ainda não foi apresentada no UCM, porém há a grande possibilidade de vermos a sexta Joia no terceiro filme de Thor que chegará aos cinemas no próximo ano.

Esta Joia possui o poder de roubar, manipular e alterar almas, dos vivos e dos mortos, o que se encaixa bem na trama de Ragnarok. Nos quadrinhos, o principal guardião desta Joia foi Adam Warlock, que muitos acreditam que irá aparecer futuramente nos cinemas já que seu “casulo” foi visto no Museu do Colecionador no filme Guardiões da Galáxia.

guardians-galaxy

Existe ainda, nos quadrinhos, uma sétima joia, a Joia do Ego de coloração dourada que permite ao portador, se poderoso o suficiente, saber os segredos do universo e manipular energias dimensionais. Ela não é uma das joias originais e foi originalmente portada por Nemesis e posteriormente encontrada por Loki no ultraverso.

Agora que você sabe o que são e onde estão cada Joia do Infinito, nos resta esperar até 2018 para vermos Guerra Infinita nos cinemas, o terceiro filme dos Vingadores e onde provavelmente iremos vê-las todas unidas pela primeira vez nas mãos do grande e tão esperado vilão Thanos.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here