O último episódio de Game Of Thrones inaugurou um divisor de águas entre os fãs da série. A sétima temporada, apesar de bater audiência, vem sofrendo duras críticas da mídia especializada, principalmente devido a seu último episódio, Eastwatch, cheio de inconsistências e falhas no seu roteiro. Defensores, da parceria Marvel-Netflix, também deixou um gosto meio amargo na boca de muita gente, com a proeza de conseguir enrolar em oito episódios uma trama que se resolveria em três. Porém, vivemos uma época complicada, que vem desde o famoso caso do Rotten TomatoesBatman V Superman. Se você tiver alguma crítica a obra preferida de uma pessoa, você instantaneamente está errado.

Acredite, eu me diverti com algumas coisas em Defensores e em Game Of Thrones. Porém, nem por isso meu senso crítico iria deixar de existir e perceber que existem falhas. O principal problema do fã atual, é sua cegueira perante a falhas da sua obra preferida. Vivemos uma época aonde qualquer crítica a determinada coisa, é considerado “mimimi”“então pega e faz melhor, seu lixo!”, por que claramente as pessoas não sabem diferenciar hate de qualquer crítica a trama. Ser fã de uma obra é curtir ela independente das falhas, sim. Mas também tem que aceitar quando as críticas fazem sentido para sua série. Game Of Thrones só por ser fantasia, não dá liberdade para ela quebrar as próprias regras do Universo estabelecido pela série desde a primeira temporada, ou simplesmente tirar da cartola coisas que não fazem sentido. Ser uma série com DragõesZumbis não a isenta de ter teletransporte digno de novela das oito.

Usar a cartilha de que é um reino fantástico não é válido se na primeira temporada, Robert Baratheon Ned Stark com sua comitiva Real demoraram 4 episódios para chegar em King’s LandingGendry correr na neve sem parar e a trupe de Jon Snow não morrer congelada e o Rei da Noite esperando pacientemente todos acordarem pra atacar não faz sentido, é só conveniência para a trama da série. Defender isso é manchar toda a trama bem estruturada que a série possuía e aplaudir o emburrecimento da trama só pra ter uns dragões cuspindo fogo em troca. A gente já tinha isso, só que com qualidade. Pra quê aplaudir a trama se tornar qualquer nota? É difícil parar pra analisar a série sem levar muito em conta o seu sentimento inabalável de fã? Reclamar que essa temporada está complicada não anula toda a importância da série, e sim só evidencia que faltou planejamento vindo da HBO para como contar o final de uma aventura extremamente complexa em só 13 episódios de uma hora.

Porém, tanto a HBO quanto a Netflix sabem muito bem que, atualmente, fãs e consumidores de cultura pop aceitam qualquer coisa vindo de sua série preferida. Sabe quando você, que se achava superior aos fãs de The Walking Dead? Pois é, você hoje está no mesmo patamar que eles. Defender uma temporada ruim de Game Of Thrones não vai impedir que a série seja cancelada, só vai fazer com que eles percebam que os fãs não irão engolir outra temporada fraca e quem sabe tratem com mais carinho a oitava temporada da série. E isso serve também para qualquer filme de herói, ou mais precisamente como eu citei ali em cima, Batman V Superman. Você pode amar o filme, assim como eu, que até tenho um quadro gigante do filme na sala de casa, mas mesmo assim sei que é um filme com falhas e considerado ruim. E acredite, isso não diminui a sensação maravilhosa que eu tive de ver meus heróis preferidos em tela. Isso faz parte de ter algo que parece que falta pra muitos fãs, amadurecimento. Não é ser chato saber que o filme é ruim e apontar as falhas. É simplesmente saber dividir a qualidade da experiência do que você teve com o filme. Eu adoro até hoje A Vingaça dos Sith, mas sei que o Anakin é mais burro que uma porta nesse filme, e eu mesmo aponto isso várias vezes. E isso faz parte de dividir a minha emoção de fã para o que eu acho do filme tecnicamente. Não estou dizendo que você deve virar crítico de cinema ou analisar TUDO com olhos críticos e julgadores, mas saber respeitar e entender quando alguém diz, com razão, as falhas de uma trama, faz bem pra alma, acredite.

Você ainda pode ser um fã inabalável de Game Of Thrones, que passa horas falando, analisando a série ou só simplesmente assistindo por diversão, entender que a série está tendo uma temporada aquém não transforma a série numa série ruim. Defensores e Game Of Thrones, possuem momentos excelentes em suas temporadas atuais e isso não vai ser tirado a força delas por que uma temporada, ou um episódio, foi ruim. Saber quando sua série preferida ou a série do momento tem momentos ruins, faz parte da experiência de assistir uma série, defender o que todo mundo está apontando como erro, forçação de barra e problemas até mesmo técnicos ou de roteiro (como Jessica Jones em oito episódios de Defensores só usar sua super força uma vez) ou até mesmo de má atuação, como o caso do já conhecidamente problemático Punho de Ferro interpretado por Finn Jones.

É importante admitir e aceitar falhas nas séries que você gosta. Faz parte do processo. Tem gente que acha o episódio Fly (aquele lá da mosca), de Breaking Bad, uma merda. E tudo bem, de verdade. O episódio é realmente monótomo, sem nada impactante e é só um episódio de uma trama simples, mas de um conteúdo espetacular. E isso não diminuí a excelente série que Breaking Bad é, ou dos momentos impactantes que é a série deixar subentendido que o câncer de Walter White está voltando. A terceira temporada de Sons Of Anarchy, que se passa majoritariamente na Irlanda também é amplamente criticada por ser parada e fora do escopo de Moto clube. E nem por isso, Sons deixa de ser uma excelente série. Você sentar, parar pra analisar e ver que determinado episódio, ou determinada temporada de uma série é ruim, não te torna menos fã, não te torna chato. Te torna uma pessoa que sabe compreender que mesmo tendo pontos ruins, sua diversão pode continuar acontecendo. Você pode ter amado esse último episódio de Game Of Thrones e ao mesmo tempo entender que o Jon Snow chamar a Daenerys de Dany é algo incrivelmente forçado. Acredite, eles não vão cancelar Game Of Thrones por causa de uma temporada ruim.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here