A menos que você seja um fã dos quadrinhos da Marvel, não deve saber muito sobre o Pantera Negra. A recente aparição no filme do Capitão América despertou a curiosidade do público geral e isso está mudando. O herói é um dos mais importantes dentro do panteão da Casa das Ideias, e essa lista vai te fazer conhecer melhor o Rei de Wakanda que em breve ganhará seu filme solo.

Ele é rei de uma nação inteira

Wakanda é uma nação africana tecnologicamente avançada. Um metal super raro chamado Vibranium é encontrado apenas nas minas de lá, fazendo a nação ser uma das mais ricas e tecnológicas da Terra. Além disso, os homens e mulheres dignos são treinados como guerreiros para proteger sua terra natal.

Se o nome Vibranium soar familiar é porque o escudo do Capitão América é feito disso, e foi o plot de Vingadores: Era de Ultron, filme que introduziu Wakanda no cinema.

Dora Milaje

Um rei precisa de um esquadrão de guerreiros capacitados para sua defesa, não é? Para realeza de Wakanda, esses guerreiros implacáveis fazem parte do grupo Dora Milaje. Essa equipe é composta exclusivamente por mulheres. Suas habilidades nas artes marciais são incomparáveis, e para completar o visual, raspam suas cabeças, deixando o grupo inconfundível.

As Dora Milaje foram a ultima adição à mitologia do Pantera Negra, aparecendo a primeira vez em Pantera Negra Vol.3 #1 de 1998. Apesar do pouco tempo elas se provaram popular, e T’Challa montou um grupo de elite das Dora Milaje (sim, uma elite da elite) chamada de Anjos da Meia-Noite.

As habilidades do herói

Um Pantera Negra deve treinar por muitos anos para assumir o manto. T’Challa possui um nível olímpico de força, velocidade, agilidade, energia e reflexos, além de sentidos sobre-humanos. Para complementar, ele é treinado em acrobacia, ginástica e artes marciais. T’Challa também é um habilidoso caçador, rastreador, estrategista, político e ainda um cientista com um intelecto genial.

O herói possui um traje de Vibranium quase impenetrável, com garras e botas também tecnológicos, refletindo a posição de Wakanda como uma industria tecnológica de ponta.

A decisão de Boseman em usar sotaque africano no filme

Algo simples como o sotaque de um personagem pode parecer de pequena importância, mas Chadwick Boseman argumentou exatamente o contrário. Quando perguntado em uma entrevista sobre a decisão do sotaque africano, Boseman deu seu ponto de vista a respeito da história de Wakanda.

Falando sobre a colonização da África pelos europeus, o ator disse “Eu queria ter certeza de que não estamos transmitindo a ideia contrária do que Wakanda representa…” e continuou:

Teoricamente é para ser a nação tecnologicamente mais avançada do planeta. Se supostamente não é para ter sido conquistada, significa que o avanço ocorreu sem que o colonialismo o mantivesse, sem interrompê-lo ou mudasse-o, então não há como ele [T’Challa] falar com sotaque europeu.

Sua estreia nos quadrinhos

Geralmente leva um tempo para o herói ganhar seu título solo. Até o Homem-Aranha estreou em Amazing Fantasy #15. Com Pantera Negra não foi exceção. Sua primeira aparição foi na muito bem vendida revista do Quarteto Fantástico, na edição #52 de 1966.

O primeiro herói negro em gibis convencionais

É serio. Ele antecede o Lanterna John Stewart, Tyroc da Legião dos Super Heróis e até o Raio Negro. No lado da Marvel, Pantera Negra foi lançado antes mesmo de Luke Cage ou Falcão.

Aparição em outras mídias

Não é a primeira vez que o Pantera será adaptado para fora dos quadrinhos.

Ele participou de algumas séries e filmes animados da Marvel. Sua primeira aparição coincidentemente foi em um episódio do Quarteto Fantástico de 1994. Também fez uma participação pequena no icônico desenho dos X-Men, apareceu em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra e até teve sua própria série no canal BET.

Na animação em questão, Djimon Hounsou foi quem deu voz ao rei de Wakanda, ator que interpretou o Korath em Guardiões da Galáxia.

Participações em super equipes

O cara tá em quase toda super-equipe da Marvel! Ele já foi um membro honorário dos X-Men devido a seu casamento com Tempestade. Foi convidado por Sue e Reed Richards para completar o time do Quarteto. Sem mencionar suas participações na Fantastic Force (spin-off do Quarteto Fantástico), em Defensores, além dos Vingadores.

O casamento com Tempestade

Certa vez, a líder dos X-Men e o Pantera se casaram com uma grande cerimônia em Wakanda, cercados por seus amigos heróis e aliados. Imediatamente foram em uma viagem diplomática, já que Ororo agora era rainha. Se encontrando com Dr. Destino na Latveria, o Presidente dos Estados Unidos, Namor em Atlântida, e outros. Foi nessa época que ambos participaram do Quarteto Fantástico.

Eventualmente, o casamento foi anulado quando Namor atacou Wakanda e T’Challa sentiu que precisava se concentrar mais em ser um rei do que ser um marido.

A criação

Os dois gênios que criaram o herói são ninguém menos que os pais dos gibis modernos. Stan Lee e Jack Kirby são a dupla responsável pela origem do Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk, e outros.

Lançaram o Pantera Negra para o grande público em 1966 na já citada edição do Quarteto, depois disso, ainda fizeram o herói participar de outras revistas, até o rei de Wakanda aparecer em uma revista solo, em Jungle Action #5 de 1973.

A nave dos Vingadores

Nos filmes, Tony anda pelo mundo com a equipe usando um jato super-sônico. O que os longas não mencionam é o fato de que o jato não pertence nem à SHIELD nem ao Stark.

Os Quinjets são projetados e construídos por uma equipe de Wakanda escolhida pelo próprio T’Challa. O jato é apenas um dos muitos porquês o reino é o grande líder de tecnologia do mundo (além do design ser animal!).

Pantera Negra em Hell’s Kitchen

Depois de sair de um coma e ir lentamente recuperando seus poderes, T’Challa precisou se reencontrar. Após os eventos de Terra das Sombras, o Demolidor precisava sair de Hell’s Kitchen, T’Challa então tomou o posto de homem sem medo por um tempo, como civil ele se chamava de Sr. Okonkwo, enquanto patrulhava as ruas como Pantera Negra pela noite.

O manto é hereditário

O manto é dado para o líder da tribo das Panteras em uma grande cerimônia. Para ser um Pantera Negra, o escolhido deve governar o país, ser o líder de várias tribos e proteger as fronteiras a todo custo.

O traje de Pantera é um símbolo do chefe de estado, e é usado até mesmo em missões diplomáticas. Mesmo que o título seja hereditário, ainda é preciso conquistá-lo com uma série de provações físicas, morais e mentais.

É mostrado nos gibis que o pai de T’Challa, T’Chaka, foi um grande Pantera Negra, colocando muita pressão em seu sucessor.

Necropolis

Em Wakanda existe uma cidade dos mortos conhecida por Necropolis. As almas de todos os Panteras que seguraram o título antes de T’Challa descansam lá, e um dia ele também descansará.

Com isso, T’Challa tem uma função muito doce: ele é o rei dos mortos. Quando recebeu essa honra de Bast, o deus das panteras, ele também conseguiu todo conhecimento, habilidades e poderes de seus antecessores.

Além disso, há um conselho para T’Challa fazer uso, convocando todas as almas dos outros Panteras para uma grande reunião. Isso remete à uma frase que o personagem disse em Capitão América: Guerra Civil, sobre a morte ser apenas o começo em Wakanda. Também é em Necropolis que residem as teorias sobre a Joia da Alma do MCU.

A irmã de T’Challa

Certa vez Namor tentou recrutar T’Challa para o Cabal, um grupo de vilões com suas próprias maneiras de salvar o mundo. Quando o rei recusou, Dr. Destino o atacou, deixando-o em coma. Sua irmã, Shuri, que também tinha treinado como Pantera, pegou o manto por um tempo, enquanto seu irmão se recuperava. Desde então, ela usa o traje de Pantera Negra sempre que Wakanda necessita.

Seu arqui-inimigo

Homem Aranha tem o Duende Verde, Superman tem o Lex Luthor, Batman tem o Coringa, e o Pantera Negra tem o Garra Sônica. Filho de um nazista, Ulysses Klaw é um físico que conseguiu transformar o som em algo sólido. Ele usa um emissor sonoro em seu punho direito onde há um dispositivo protético, sua “Garra”. Ele matou T’Chaka, e sempre está causando mais problemas e danos em Wakanda, tentando por suas mãos no Vibranium.

O personagem já apareceu em Vingadores: Era de Ultron e está em Pantera Negra.

Um dos últimos sobreviventes

Há um universo alternativo nos gibis da Marvel em que todos os heróis estão se transformando em zumbis comedores de cérebro.

A epidemia dos mortos-vivos infectou os peso pesado da Terra, como Homem Aranha, e até mesmo superou o fator de cura do Wolverine, infectando o carcaju.

O Pantera Negra foi um dos últimos a permanecer humano, amputando seus membros infectados como preço pela sobrevivência.

 

Illuminati

Illuminati é um grupo secreto com as mentes mais inteligentes do planeta. O Homem de Ferro procurou cada um deles após a Guerra Kree-Skrull. Eles decidem o destino do mundo de várias maneiras, e são de grande importância no evento Incursão, que leva a Marvel para o conhecido evento Guerras Secretas.

Jogos

Além dos gibis e da TV, o herói já apareceu em vários jogos. Em alguns, como Marvel Ultimate Alliance 2, ele não é um personagem jogável. Mas na maioria dos games atuais, o Pantera Negra figura como jogável, como em LEGO Marvel Super Heroes e o mobile Marvel Contest of Champions, além do recente Marvel vs Capcom Infinite, onde T’Challa veio por DLC.

O filme solo

O Pantera Negra já apareceu em Guerra Civil como personagem secundário, mas será protagonista de seu próprio filme apenas esse ano. Para dirigir, o Marvel Studios contratou Ryan Coogler, que trabalhou no emocionante Creed.

Estou entusiasmado. Eu cresci com cultura pop, consumindo muitos quadrinhos, então é algo tão pessoal para mim quanto os últimos filmes que consegui fazer“, disse o diretor, “me sinto realmente sortudo por poder trabalhar em algo que sou tão apaixonado.

Pelo trailer alucinante, não é correto dizer que o filme será apenas mais um da Marvel. A verdade é que há muitos traços do diretor e uma riqueza de cultura, que junto do mistério da Joia da Alma estão sendo os geradores de hype, animando até os fãs mais cansados da fórmula Marvel.

O filme do Pantera Negra estreia em Fevereiro, e o Retalho Club vai fazer um altar de adoração para o personagem. Então fique ligado no site, estamos todos ansiosos para a chegada de Wakanda ao cinema!

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here