O ano de 2017 está apenas começando para o mundo do entretenimento e os grandes blockbusters começaram a chegar no cinema neste mês. Há quatro anos atrás, somente um louco fanático poderia dizer que a sequencia de um dos filmes mais arriscados da Marvel seria um dos mais esperados para este ano que terá nada mais nada menos que Star Wars, Liga da Justiça, Homem-Aranha, Transformers e tantas outras franquias que todos amam.

Podem criticar e zombar, mas a Formula Marvel fez com que os “insignificantes” Guardiões da Galáxia fossem um dos filmes mais divertidos do ano de 2014, não fazendo uma boa bilheteria doméstica, mas ganhando o amor de todos meses depois. Afinal, quem hoje em dia não conhece personagens como Senhor das Estrelas, Gamora, Drax e a dupla Rocket e Groot? (Sem falar na viralização da música Hocking on a Feeling que fez todos saírem das salas do cinema cantando).

Sucesso esse que fez com que as expectativas dobrassem para a sua sequencia que chegará no Brasil neste mês de abril, Guardiões da Galáxia Vol. 2, tornando um dos filmes mais aguardados do ano e para muitos, o filme mais aguardado de heróis do ano.

Resumir o porquê deste sucesso é até uma tarefa fácil. Apesar de parecer complicado apresentar novos personagens a um público que se acostumou com heróis como Capitão América, Homem de Ferro ou Hulk, a Marvel se aproveitou de uma Formula que faz o seu trabalho muito bem. Cada integrante dos Guardiões da Galáxia possuem suas características próprias e personalidades únicas que se intercalam entre si e o mais importante, eles possuem um enorme carisma. E isso vale para qualquer filme da Marvel Studios, pois todos os protagonistas são carismáticos e ganham a simpatia do público.

Falando assim, até parece que todos os filmes são basicamente a mesma coisa, mas não são. Todos os heróis ganham um apelo único com o público, seja o Homem de Ferro com sua pinta de playboy, Doutor Estranho com seu jeito arrogante ou o Homem-Formiga que é apenas um bom sujeito fazendo coisas ruins. Os Guardiões também são únicos, há o descolado da turma, a garota guerreira, o brutamonte sem senso de humor, o guaxinim rebelde e a arvore que só sabe falar uma frase. Todos esses personagens são incríveis e bem escritos e o resultado é igual a todos os amando loucamente.

Claro que a Formula não é perfeita e em todos os filmes os vilões são um tanto genéricos e mal construídos, fazendo-os ser apenas figurantes dentro da aventura. Mas sinceramente, antes vilões que não são tão legais com heróis extremamente divertidos de se assistir, do que o oposto, onde o herói acaba morrendo e poucas pessoas acabam se preocupando ou se impactando.

Mas seria injusto apenas falar que o filme é um sucesso porque existe uma lista de coisas que o fariam ser um sucesso. Pois existe um cara chamado James Gunn e este cara é um dos grandes nomes hoje na indústria de filmes de super-heróis. Ele conseguiu impor a sua visão em um Universo Compartilhado onde todas as decisões finais são de Kevin Feige.

Gunn criou um filme onde os personagens começam vistos como foras da lei e no final eles são os defensores da galáxia em um tom totalmente escrachado e diferente do que se tinha na época. Junto de seu Walkmann, Peter Quill (a.k.a. Senhor das Estrelas) saia por ai ouvindo músicas dos anos 70 e embalando grandes cenas memoráveis, como a introdução do filme e o seu final.

O humor também pode ser considerado dedo de James, que de uma certa forma mudou a maneira que isso é trabalhado nos filmes, dando origem dois anos depois a Deadpool e Esquadrão Suicida (e não vamos considerar a qualidade mediana desse último citado porque não vale a pena). Até mesmo Thor: Ragnarok pode ser considerado uma consequência do sucesso dos Guardiões, não pela sua existência em si, mas sim pela semelhança visual (pelo menos é o que deu a entender em seu primeiro trailer).

O Volume 2 dessa galhofa toda promete trazer muito mais daquilo que já vimos do primeiro e agora com mais liberdade (visto que o primeiro foi feito em cima de incertezas). Comercialmente já se pode considerar um grande sucesso, principalmente por causa de Baby Groot, que por conta de sua simples fofura já conseguiu um lugarzinho no coração de muitos.

As expectativas em torno do novo filme não poderiam ser melhores, principalmente porque é a partir daqui que a Fase 3 da Marvel irá começar as suas conexões com Vingadores: Guerra Infinita, filme que tem de tudo para ser um dos mais grandiosos já feito pelo estúdio. E como essa seria a primeira vez que poderíamos ver os Guardiões se interligando com os heróis da terra, fica a curiosidade de como os caminhos iriam se cruzar.

Claro que também há as pontas abertas do primeiro longa que serão fechadas nesta sequência e todos esperam por isso, e o mais incrível é que os trailers sequer mostram isso. Tudo o que vimos até agora foram cenas de ação, piadas com o Drax e a fofura de Groot. Fica de lição para os filmes futuros da Marvel que acabaram soltando algumas surpresas em seus trailers (como Vingadores: Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil por exemplo).

Independente da qualidade do filme quando ele chegar as telonas do cinema (que na indústria que vivemos hoje, podemos esperar qualquer coisa), os Guardiões da Galáxia mostram que a Formula da Marvel é eficiente e funciona. Fazer com que milhões de pessoas ficassem empolgados com uma continuação de um grupo que ninguém sequer sabia da existência anos atrás é algo que tem de ser admirado.

E para não parecer discurso forçado apenas porque há um novo filme vindo pela frente, Homem-Formiga e Doutor Estranho também foram filmes onde a Formula se mostrou precisa (embora tenha se perdido em alguns momentos no filme do Mago Supremo). Isso se prova como um planejamento de tom e estilo é fundamental em um Universo Compartilhado.

Este ano teremos pela primeira vez três filmes do estúdio e um deles será do herói mais adorado de todos, o Homem-Aranha. E por todas as razões que existem, não há porque não ficar animado com esses filmes e com todo o futuro da Marvel! Que venha Thanos, o titã louco, talvez seja com ele que a Formula fique completa e tenhamos em mão o filme de herói definitivo.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here