Estamos a menos de um mês do lançamento de Liga da Justiça, e se você ainda não está muito por dentro dos heróis que compõe o time, o Retalho Club está realizando dossiês para você ficar informado de tudo!

O título e a imagem já diz tudo, este aqui é o dossiê do Batman, o protetor de Gotham. Por mais que você ache que conhece toda a história do personagem, continue até o final, pode haver coisas que você ainda não fazia ideia!

Origem

A origem do Batman já foi repleta de controversas, seja nos bastidores fora das paginas como até mesmo na sua história dentro delas. Batman foi criado por Bob Kane e Bill Finger, porém este último senhor teve o seu crédito como criador apagado por anos, já que Kane sempre levou todo o crédito (quando vivo e no auge, ele chegava a ser creditado como roteirista mesmo nem tendo participação na história).

Dentre todas as origens, a única semelhança que apresentam é que em uma triste noite, o jovem Bruce Wayne ao sair de um teatro com seus pais, Thomas e Martha Wayne, acaba se deparando com um bandido de rua chamado Joe Chill, que em uma tentativa de assalto deixa o futuro cruzado encapuzado órfão. Traumatizado, Bruce decide nunca mais deixar com que alguém passe pelo que ele passou, entrando na luta contra o crime e assim se tornando o Batman em sua fase adulta.

Poderes

Não é surpresa para ninguém que o Batman não possui nenhum super-poder, porém a sua enorme condição financeira o permite criar diversos apetrechos que o ajudam nas suas noites. O seu cinto de utilidades possui bugigangas como batarangues, aparelhos de hackeamento, bat-garra para ir a lugares mais altos ou agarrar inimigos, rastreadores e outros diversos gadjets que os roteiristas podem inventar como solução pro Batman escapar de uma situação. Inclusive, o cinto de utilidades e o batarangue se tornaram marcas registradas do herói.

Melhores histórias

Criar uma pequena lista com as melhores histórias do Batman não é nem um pouco fácil. O herói foi beneficiado com uma série de HQs que marcaram a história dos quadrinhos e que fez o seu nome ter o tamanho que tem nos dias de hoje. Para não ficar muito clichê e já recomendar histórias como Piada Mortal ou Cavaleiro das Trevas, vamos indicar cinco histórias que são incrivelmente boas mas não tão aclamadas como deveriam.

O Que Aconteceu com o Cavaleiro das Trevas

Na história escrita por Neil Gaiman criador de Sandman e Deuses Americanos), o Batman está morto. Porém todos possuem declarações de que foi o principal culpado de ter causado a morte. Uma história diferente e que possui um final incrivelmente interpretativo e bem feito.

 

 

 

A Corte e a Noite das Corujas

Os dois primeiros arcos do Homem-Morcego nos Novos 52 foram para contar a história da secreta Corte das Corujas, uma antiga sociedade que mantém o controle do caos em Gotham. Porém quando as coisas começam a ficar estranhas, Batman começa a investigar e descobrir os podres por trás disso tudo, até culminar no ataque da Corte á Gotham.

 

 

Asilo Arkham

A graphic novel Asilo Arkham escrita por Grant Morrison foge das normas padrões das histórias em quadrinhos e põe Batman e seu maior arqui-inimigo Coringa em um confronto psicológico que vai muito além do físico e com artes que reforçam a ideia de um horror psicológico.

A história serviu de inspiração em 2009 para a criação do universo Batman Arkham, como o lançamento do game Batman Arkham Asylum.

 

Silêncio

Batman – Silêncio é uma obra que ficou conhecida tanto por sua extensa e incrível história, quanto pelos traços marcantes do desenhista Jim Lee. A história também estabeleceu um dos vilões mais interessantes do Homem-Morcego, que dá nome ao arco.

 

 

 

Batman: Ano Um

Após ter escrito a icônica Cavaleiro das Trevas, Frank Miller voltou a trabalhar no Batman para escrever uma história de origem para o personagem, mostrando os primeiros dias de Bruce sob o capuz.

A HQ iria ser adaptada para os cinemas, porém a produção foi cancelada, resultando depois no lançamento de Batman Begins, que ainda sim fez algumas referências à obra.

 

 

O Batman de Liga da Justiça

Em Liga da Justiça teremos pela segunda vez Ben Affleck interpretando o Batman, que já havia sido introduzido em Batman Vs Superman. Após a morte do Superman, o Homem-Morcego descobre um novo propósito na humanidade e voltando a ter esperança nela. Ele será o responsável por unir os outros três heróis que estão “perdidos” pelo mundo afora, como forma de cumprir uma promessa feita ao azulão de manter o mundo a salvo.

A sua primeira aparição em BvS teve um visual inspirado no Cavaleiro das Trevas de Frank Miller e desta vez talvez vejamos mais dessas referências, como já podemos observar pelos trailers o uniforme tático que remete ao jogo Batman: Arkham Knight.

Se espera que o personagem tenha o seu código de não matar de volta, já que muitos fãs ficaram revoltados com o Batman matando diversos inimigos em batalha de forma desnecessária no filme anterior.

O filme chegará aos cinemas em 15 de novembro de 2017, e terá a direção de Zack Snyder, com refilmagens feitas por Joss Whedon.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here