As vezes é complicado para um filme adaptar alguma obra literária, seja por conta da dificuldade de agradar os fãs do livro como também agradar um novo público. Ainda mais quando o sucesso desse livro é do tamanho de Harry Potter e a Pedra Filosofal, livro lançado em 1997 pela escritora britânica J.K. Rowling e que ganhou não só o Reino Unido como todo o mundo.

Não demorou muito para esse sucesso se tornar interesse dos estúdios de Hollywood, e aí a Warner Bros. adquiriu pela bagatela de US$ 700 mil os direitos para adaptar os livros para as telonas. A probabilidade de dar certo poderiam ser as mesmas de dar errado, poderiam. Pois a J.K. se impôs e colocou detalhes no contrato que o filme precisaria ter, em principal, o elenco. Ele precisaria ser britânico e no caso do protagonista Harry Potter, o ator precisaria ter nascido próximo do dia de nascimento do personagem. Além disso várias cenas novas do filme que não estão no livro, foram sugestões da própria J.K. Rowling.

Qual poderia ser o resultado então? Simples, explodir mais ainda o sucesso de Harry Potter, criar milhões de fãs pelo mundo a fora e marcar toda uma geração.81b737d0-ccb3-0132-45c7-0ebc4eccb42f

Mas afinal o que tem por trás desse sucesso todo? O filme conta a história de um jovem órfão chamado Harry Potter (Daniel Radcliffe) que mora embaixo da escada de seus tios Dursley (Richard Griffiths e Fiona Shaw). Sua vida era bem monótona até que nas vesperas de seu aniversário de 11 anos começa a receber diversas cartas, mas seus tios resolveram esconde-las de Harry. Até que no dia de seu aniversário, a tentativa de esconde-las de Harry se tornam falhas pois Hagrid (Robbie Coltrane) aparece e lhe entrega a carta e revela que Harry é um bruxo e está sendo convidado para fazer parte da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Então ai somos apresentados aos elementos mais clássicos do universo de Harry Potter, como Harry comprando seu material com Hagrid no beco diagonal e descobrindo que ele é o muito famoso no mundo bruxo, pois o Lorde das Trevas Voldemort assassinou os seus pais Thiago e Lillian, mas na hora de matar Harry, o feitiço se virou contra e o atingiu, fazendo desaparecer e criando o famoso raio na testa de Harry, se tornando a criança que sobreviveu.

Então com as compras feitas era hora de embarcar no Expresso Hogwarts na Plataforma 9 3⁄4 da famosa Estação de King’s Cross e começar a maior aventura de sua vida, onde iria conhecer Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), os seus melhores e fieis amigos.

tumblr_lesp0trit91qf9cc1o1_1280

Está tudo completamente fiel aos livro de J.K. Rowling, o que surpreendeu na época a tamanha fidelidade. E não apenas a história era fiel, como também a densidade do universo bruxo e que se tornaram ícones até hoje, como a chegada dos alunos a Hogwarts, a escolha de casas Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina pelo Chapéu Seletor, os jogos de Quadribol, o esporte mais popular de Hogwarts entre outras coisas fantásticas.

As exigências de elenco foram necessárias e a prova está na química que o trio Harry, Ron e Hermione criaram nesse filme, assim como na elegância e calma do ator Richard Harris (apesar de ser irlandês, recebeu uma excessão) como Alvo Dumbledore e também em personagens que brilhariam no futuro como Severo Snape (o eterno Alan Rickman).

Como se todos os elementos não fossem suficientes, o lendário John Williams compôs a trilha sonora e assim como em Star Wars, Superman, Jurassic Park e outras franquias clássicas, marcou a trilha sonora de Harry Potter e fez muitos cantarolarem o tema do filme.

O universo de Harry Potter começava apenas aqui, e teriam mais 7 filmes até a conclusão da épica saga, mas o que faria com que os fãs esperassem 10 anos para encerrar essa história estava nesse filme, o chamado primogênito.

E também começa nesse filme, os motivos para estarmos empolgados para Animais Fantásticos e Onde Habitam, o filme que se passará anos antes da história deste longa e que expandirá vários dos acontecimentos da saga principal.

REVIEW OVERVIEW
Direção
Roteiro
Elenco
Trilha Sonora
COMPARTILHAR
Artigos anterioresA Mulher-Maravilha dos cinemas, Gal Gadot, anuncia sua segunda gravidez
Artigos posterioresElektra estará na série dos Defensores
Nerd desde os 4 anos que gosta de games, quadrinhos, livros, filmes e séries. Acha que entende de alguma coisa, mas só acha mesmo e_e