Tive a honra de assistir ao filme Batman v Superman: A Origem da Justiça a convite da Warner Brasil e devo dizer que foi uma das melhores experiencias que tive no cinema até agora. Inicialmente pela ansiedade, sou um declarado fã da DC Comics e ver finalmente a Trindade em ação foi tão mágico que não sei se consigo expressar em palavras. Bom, deixando de lado todo meu “embasbacamento” com toda a situação, vou tentar pontuar aqui as minhas impressões gerais sobre o filme.  Farei como fiz na crítica da segunda temporada de Demolidor ( Que você pode conferir clicando aqui). Irei dividir essa critica em partes, destacando impressões e analises individuais dessas coisas e por fim todo o conjunto da obra.

Superman ( Clark Kent / Henry Cavil )

henry-cavill-batman-v-superman-dawn-of-justice-600x251

Quem me conhece sabe que critiquei duramente a falta de controle de danos do Superman em Man Of Steel, não a destruição em sí da batalha de Metrópolis, mas algumas cenas onde ele poderia suavizar o problema e ao invés disso fez o contrário ou não ligou. É claro, não sou radical a ponto de dizer que o Superman de Man Of Steel não salvou pessoas, mas poderia fazer mais e não o fez, mas vejo aqui Zack Snyder consertando esse erro.

batman-v-superman-dawn-of-justice-henry-cavill-image-600x399O Superman de Batman v Superman, apesar de ser o mesmo, é diferente em sua essência…Não só porque ele salva mais pessoas ou parece mais maduro, mas porque ele finalmente coloca a vida de outras pessoas (além da Lois e sua mãe) acima de sua própria vida. Clark Kent é preocupado com o bem estar das pessoas e isso é uma das coisas que cria parte dos conflitos com o Batman. Os conflitos internos do personagem também auxiliam na construção do personagem que agora questiona seu lugar no mundo e não tem mais certeza se o fato dele existir é algo bom ou ruim para os humanos.

batman-v-superman-henry-cavill-600x251

Lex Luthor ( Alexander Luthor/ Jesse Eisenberg)

jesse-eisenberg-batman-v-superman-dawn-of-justice-600x251

É no meio disso tudo que entra Lex LuthorSuperman possui seus conflitos internos e o mundo se divide entre apoia-lo e critica-lo. Lex Luthor trabalha em meio aos que o criticam para conseguir o que quer. Desde poderio militar até acesso a informações privilegiadas e não mede esforços em destruir qualquer um que entre em seu caminho.

jesse-eisenberg-batman-vs-superman-600x400Devo ressaltar aqui que o personagem de Jesse Eisenberg é uma releitura do vilão, ele, apesar de ser frio e calculista é a todo momento sarcástico, malemolente, filosófico e até psicótico. É um personagem extremamente excêntrico, possui a língua afiada e cheia de referencias ao futuro do universo DC. Tudo gira em torno de seus planos, ele sempre possui uma carta na manga, estamos falando de um humano que consegue subjugar o Superman utilizando apenas o intelecto e quando no final ele parece ser encurralado, ele da uma cartada final. batman-vs-superman-jesse-eisenberg-lex-luthor-600x399Lex Luthor é um dos meus personagens favoritos das HQ’s e essa releitura jovem, sarcástica e malemolente não me incomodou nenhum pouco, acredito que seja um dos grandes acertos do Snyder, um passo corajoso.

Lois Lane (Amy Adams) / Martha Kent (Diane Lane)

amy-adams-batman-v-superman-dawn-of-justice-600x400

O plot emocional do Superman é muito importante. Lois Lane é, além de uma jornalista que acaba se envolvendo em altas confusões (Sessão da Tarde), tem papel importantíssimo na trama. Assim como em Man Of Steel, Lois não fica parada e procura investigar as coisas e se envolver, isso a torna um alvo fácil da manipulação de Lex, mas também a torna solução em alguns problemas. Felizmente suas cenas tem mais coesão do que em Man Of Steel, onde ela simplesmente serviu como ancora da trama utilizando-se até de teletransporte (?).

diane-lane-batman-vs-superman-image-600x443Em Batman v Superman ela é importante, você entende essa importância e em momento algum questiona a veracidade do envolvimento dela com tudo isso. Martha Kent é também muito importante, ela se envolve na manipulação de Lex e Godammit. Chris Terrio foi muito feliz no envolvimento da personagem e seu nome, foi algo que eu nunca parei para pensar e é tão genial, aposto que vocês também irão se impressionar.

 

Batman ( Bruce Wayne/Ben Affleck)

batman-v-superman-dawn-of-justice-ben-affleck-600x251

Se você hateou a escolha do Ben Affleck como Batman, corre, corre enquanto é tempo para apagar todas as evidencias dessa vergonha porque esse é simplesmente o MELHOR BATMAN dos cinemas. Não estou falando isso de forma exagerada ou algo do tipo, gente, é sério, vocês irão pirar. As cenas de ação com o personagem são fantásticas, a forma como Ben Affleck atua como Bruce Wayne e Batman é incrível. Durante uma cena vemos ele intercalar entre Batman e Bruce Wayne e a diferença entre os dois é NOTÁVEL, é um detalhe impressionante de atuação.

ben-affleck-batman-v-superman-dawn-of-justice-image-600x399Mas ai vai um alerta e também minha primeira critica, o Batman do Snyder é um pouco agressivo demais em alguns aspectos. Não quero dar spoilers aqui, mas talvez algumas cenas do Batman seja motivo de criticas dos fãs mais xiitas, e eu concordo com eles em alguns aspectos. Digo, isso não atrapalha a impressão que tenho do filme, mas sinto que foram algumas cenas gratuitas, em prol da beleza da ação, coisas que poderiam ser melhoradas, poderiam ser mudadas…Porém, isso não é motivo para massacrar o filme como vi alguns fazendo, é algo que não merece tanto destaque, o filme e o personagem são muito maiores do que esse pequeno problema, poderia ficar ainda melhor? SIM! Mas está longe, anos luz, disso atrapalhar o quão genial é o Batman.

batman-vs-superman-ben-affleck-jeremy-irons

Alfred Pennyworth ( Jeremy Irons )

jeremy-irons-alfred-batman-vs-superman-600x400

Não é surpresa para ninguém que Irons é um ótimo ator e que consequentemente seria um ótimo Alfred. O impressionante é a relação mentor/amigo que ele tem com o Bruce Wayne. Não temos em momento algum uma relação de servidão, eles se respeitam, são velhos companheiros de guerra, prezam pela opinião um do outro e suas conversas rendem diálogos impressionantes. A experiência do Alfred é nítida e vemos que suas palavras tem um grande peso nas decisões do Batman, embora ele mesmo velho, seja bem teimoso.

 

Mulher Maravilha ( Diana Prince / Gal Gadot )

batman-v-superman-dawn-of-justice-gal-gadot-wonder-woman-600x251

Gente, sério, a melhor coisa do filme. Não tenho o que falar, Gal Gadot está FANTÁSTICA como Mulher Maravilha, as cenas de ação estão maravilhosas, ela está maravilhosa, o visual está maravilhoso, TUDO está maravilhoso, eu simplesmente não tenho o que falar. A trilha que acompanha as cenas de ação da personagem é um show a parte.

gal-gadot-batman-vs-superman-image-600x400 Durante a batalha do terceiro ato a Mulher Maravilha protagoniza os melhores momentos e tenho certeza de que todos irão adora-la. Se me pedissem para dizer o que mais me impressionou no filme, certamente seria a Mulher Maravilha.

 

Trama Geral

batman-vs-superman-movie-image-600x301

O filme não é simples. Não temos aqui mais um filme dispensável de Super Heróis, temos o inicio de um universo cinematográfico que promete ser fantástico. A forma como tudo é feito é muito bem pensado, embora eu ache algumas coisas meio corridas, tudo se encaixa direitinho e passa uma sensação de segurança no roteiro incrível. Os personagens são inseridos no momento certo, muitos (Membros da liga) fazem apenas pequenas aparições, mas são de tamanha importância para o universo em sí que o nome A Origem da Justiça não é usado a toa. Um dos membros da liga, apesar de fazer uma participação rápida, mostra ao público que sua importância para o universo será extrema.


batman-vs-superman-ben-affleck-henry-cavill-600x529O filme tem seu plot interno a luta de Batman contra o Superman, mas ele não se limita apenas a isso e a luta tem uma importância muito maior do que apenas dois super seres se desentendendo. Algumas coisas são tão amplas e profundas que preciso rever o filme para absorver tudo o que me foi passado. Lex Luthor movimenta a trama com maestria, mas fica nítida a impressão de algo além por trás, algo muito maior que nos deixa intrigados. Não é como se ele fosse um fantoche, longe disso, mas temos a impressão de que ele se deixou levar pois também se beneficiaria. As cenas de ação são orgasmáticas, a batalha contra o Apocalipse mostra a importância de cada um dos três herois, não temos Batman se envolvendo com o que não consegue lidar, ele aguarda sua oportunidade de colaborar e é muito disso que vemos, uma batalha colaborativa, vemos Batman, Superman e Mulher Maravilha se ajudando contra algo muito maior numa batalha incrível que me deixou morrendo de ansiedade pela liga completa.

batman-v-superman-dawn-of-justice-batmobile-fight-600x251

batman-vs-superman-holly-hunter-600x399

Enfim galera, essas são as minhas impressões do filme, se tiverem alguma outra duvida, deixem nos comentários que tentarei responder todos. Minha nota, no momento, é 8,5/10. Não 10 porque como mencionei, algumas coisas pareceram meio apressadas e algumas cenas, principalmente do Batman, me pareceram desnecessárias, daria para fazer de outra maneira.

 

Um conselho: ASSISTAM ESSE FILME. Vejam, tirem suas próprias conclusões e aproveitem, vocês podem concordar comigo ou não, darem uma nota maior ou menor, mas de uma coisa eu tenho certeza, se arrependimento de ver esse filme não vai existir, é um filme OBRIGATÓRIO para quem ama Super Heróis e marca um novo momento para o gênero.

batman-v-superman-dawn-of-justice-wonder-woman-600x251

Batman v Superman: A Origem da Justiça atendeu todas minhas expectativas, superou em alguns aspectos e em outros era o que eu esperava, nada me decepcionou.

 

Querem pirar mais ainda? Se liguem nessa promoção MEGA FODA da Loja da DC, é um BOX perfeito com vários produtos por apenas R$ 79.90, eu já garanti o meu e estou ansioso pra tê-lo em mãos.

6840_1710213055889685_3341003499164295684_n

Link para compra com desconto especial da imagem: Retalho Club

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here