As Joias do Infinito são um elemento chave para a Marvel nos cinemas e todo clímax desses anos de construção girará em torno dessas poderosas gemas com Vingadores: Guerra Infinita. O titã Thanos busca essas joias para complementar sua Manopla do Poder e ter poderes ilimitados para destruir o universo.

No MCU, as pedras tem suas informações distribuídas entre os filmes. O estúdio se esquiva dos extremos, não sendo didáticos demais e nem subestimando seus consumidores, o que torna a história das Joias divertida tanto para os fãs que já conhecem quanto para os leigos que só procuram uma diversão momentânea sem a necessidade de conhecer as HQs.

Nesse artigo eu reúno todas as informações relevantes contida nos filmes para deixar a jornada das Joias mais clara.

Apesar de ter pequenos easter-eggs em Homem de Ferro 2, a Joia do Espaço só foi aparecer de fato em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) na forma do artefato Tesseract. A trama gira em torno das armas energéticas que o exército do Caveira Vermelha conseguiu graças à Joia.

No fim do filme, o artefato projeta uma visão do espaço, dissipa o vilão e cria um raio de energia que vai para o portal projetado. O desfecho gera discussões por não deixar claro o destino do Caveira.

Em Os Vingadores (2012), o Tesseract está na posse da SHIELD, e mais uma vez é responsável pela trama, criando um portal que traz Loki para a Terra e posteriormente abre portais para os Chitauri invadirem o planeta. A Joia também é usada no final, para teletransportar Thor e Loki para Asgard.

No mesmo filme, temos também a presença da Joia da Mente, que está no cetro de Loki. O vilão usa do artefato para controlar a mente de Erik Selvig e Clint Barton, entretanto a trama não deixa isso específico e só os fãs dos quadrinhos puderam supor sobre a Joia naquela época.

Outra pedra só foi aparecer em Thor: Mundo Sombrio (2013), dessa vez, a Joia da Realidade tomou conta de moldar a trama. O artefato chamado Aether é um liquido vermelho que altera a realidade, transformando matéria em matéria escura e aumentando capacidades do seu usuário. O vilão Malekith está atrás da Joia, mas é Jane Foster que se torna a hospedeira e dá o gatilho para a trama avançar.

O desfecho do Aether se dá nas mãos do Colecionador. O liquido foi selado e enviado à ele pelos Asgardianos, estes que afirmavam que ficar com duas Joias do Infinito tão próximas seria um perigo, já que eles tem o Tesseract.




É neste filme também que Odin comenta sobre o fato dos outros artefatos serem pedras, mas esse em especial ser um liquido.

O próximo artefato é o Orbe que contém a Joia do Poder dentro de si. A pedra é a peça chave da trama de Guardiões da Galáxia (2014) e concede um poder de destruição imensurável, sendo alvejada por Ronan para destruir planetas inteiros.

Na cena em que os Guardiões tentam vender a pedra ao Colecionador, ele dá uma aula sobre o assunto e nos deixa ter uma visão sobre as seis Joias juntas. Entretanto, após ter a galeria destruída, a Joia só ficou segura novamente na base da Tropa Nova.

Em 2015 foi lançado o controverso Vingadores: Era de Ultron, que trouxe a tona onde a pedra da Mente estava. Saindo do Cetro de Loki, a Joia da Mente que antes foi usada para controlar pessoas, neste filme serviu ao propósito de dar vida ao androide Visão. Além disso, a joia também dispara feixes de energia extremamente fortes, e foi usada em combate pelo vingador em Era de Ultron e Guerra Civil.

Nesse filme, Thor tem uma visão sobre o futuro, e nela podemos ver a chegada do Ragnarok e mais sobre as Joias do Infinito, confira:

Seguindo o padrão de uma joia por ano, em Doutor Estranho (2016) fomos apresentados ao Olho de Agamotto, um colar que contém a Joia do Tempo dentro de si. Com ele, o portador pode parar, avançar e voltar no tempo, podendo englobar desde uma evento inteiro até um pequeno objeto. A pedra dessa vez não é o foco da trama, mas tem um papel crucial nela.

As chances da última pedra dar as caras esse ano é grande. Primeiro em Guardiões da Galáxia Vol.2 , na posse do planeta Ego, que será vivido por Kurt Russell. Mas as teorias mais fortes rondam em volta de Thor: Ragnarok, que pode servir para movimentar a trama e deixar um gancho para Guerra Infinita, já que será o último filme antes do mega evento do MCU.

Os fãs desejam a aparição de Adam Warlock, um importante personagem da Marvel que tem ligações diretas com as Joias e a Manopla de Thanos. Um easter-egg dele pode ser encontrado no museu do Colecionador, onde a nave do personagem está para exposição. Adam nos quadrinhos foi o portador da Joia da Alma, e sua aparição apesar de ainda não ter sido confirmada, já é esperada devido à importância do personagem na saga das joias.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here