Uma das partes essenciais em qualquer filme é a trilha sonora. Ela é responsável por nos embalar no clima das histórias, nos fazer vibrar, nos emocionar, intensificar temores e nos encantar com as cenas. Alguns filmes, preferencialmente os baseados em super heróis, possuem trilhas tão marcantes que inundam nossa cabeça com um sentimento nostálgico ao escutá-las mesmo sem ver ao filme. Nessa lista irei citar 10 das melhores trilhas de filmes de heróis.

10 – Capitão América: O Soldado Invernal (2014) – Irmãos Russo

O filme é considerado por muitos fãs como o melhor de todo o universo Marvel e a trilha, composta por Henry Jackman, acompanha muito bem o clima de aventura e espionagem proposto pelo longa.

 9 – Homem de Ferro (2008) – Jon Fraveau

A trilha do longa é composta por Ramin Djawadi, responsável por trilhas marcantes como Pacific Rim e Game Of Thrones, o compositor deu um ar aventureiro e épico ao filme de origem do herói. Além da trilha original, algumas musicas marcaram presença no filme como Back In Black do AC/DC e também Shoot To Thrill.

8 – X – Men: Primeira Classe (2011) – Matthew Vaughn

O filme é considerado por muitos um dos melhores da franquia e sua trilha acompanha o nível de qualidade. A trilha é assinada pelo compositor Henry Jackman e os destaques estão para a faixa tema do filme e para a trilha do personagem Magneto:

 

7 – X Men: O Filme (2000) – Bryan Singer

O primeiro filme da franquia X-Men foi um marco para o cinema se tratando de filmes de super heróis e a introdução foi embalada pela trilha fantástica de Michael Kamen. É praticamente impossível escutar essa trilha e não imaginar uma épica apresentação dos mutantes.

6 – Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) – Christopher Nolan

Até hoje O Cavaleiro das Trevas é dito como o melhor filme de heróis de todos os tempos. Christopher Nolan entrou para a história com esse feito, inclusive colocando o filme do morcegão em listas dos 100 melhores filmes de todos os tempos e com Heath Ledger ganhando o Oscar de melhor ator Coadjuvante. Um filme tão bom como esse não poderia ter uma trilha esquecível. Hans Zimmer fez um ótimo trabalho e a trilha marca o coração dos fãs.

5 – O Homem De Aço – 2013 – Zack Snyder

O controverso primeiro filme do universo compartilhado DC tem duas coisas em que NINGUÉM pode negar a qualidade: Cenas de ação e trilha sonora. Assinada por Hans Zimmer a trilha sonora de Man Of Steel conseguiu respeitar a clássica e emblemática trilha do personagem e aquecer o coração dos fãs. Quem não se emociona com a cena do primeiro vôo do Superman?

4 – Batman v Superman – 2016 – Zack Snyder

O também polêmico Batman v Superman é o filme mais recente dessa lista com a trilha Is She With You? composta por Hans Zimmer em parceria com Junkie XL. A trilha é responsável pela chegada da Mulher Maravilha na batalha e fez os cinemas vibrarem de emoção com a cena. Batman v Superman também merece destaque pelas faixas ‘Beautiful Lie’ e o tema ‘The Red Capes Are Comming‘ do personagem Lex Luthor.

3 – Vingadores – 2012 – Joss Whedon

E é claro que Alan Silvestri não poderia ficar de fora dessa lista com o INCRÍVEL tema dos Vingadores. A trilha é considerada uma das mais épicas dos filmes de super heróis e qualquer um que a escuta se lembra da fantástica cena dos personagens reunidos contra a invasão alienígena.

2 – Homem Aranha – 2002 – Sam Raimi

Danny Elfman também garantiu sua indicação ao Oscar com a incrível trilha de Homem Aranha. A música embala a cena de abertura da trilogia de Sam Raimi e também algumas cenas de ação e aventura que se tornaram emblemáticas para os fãs. Merece fazer parte das 3 melhores trilhas de heróis de todos os tempos.

1 – Superman – 1978  – Richard Donner

Que John Williams é um dos maiores compositores cinematográficos de todos os tempos, não há duvidas. Seu currículo inclui trilhas memoráveis como Star Wars, Harry Potter, Indiana Jones, Tubarão e a INCRÍVEL trilha do filme do Superman de 1978. O filme, inclusive, foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora. Merecido, não?

 

*** Menção Honrosa: Guardiões da Galáxia (2014) – James Gunn e Esquadrão Suicida (2016) – David Ayer 

Ambos apostaram numa trilha embalada por grandes clássicos. Guardiões da Galáxia tem como espinha dorsal a fita que Peter Quill ganhou de sua mãe com clássicos dos anos 70/80 como Blue Swede, Jackson Five, Marvin Gaye e até David Bowie.

Esquadrão Suicida apostou em clássicos como Bohemian Rapsody da banda Queen e algumas composições recentes como Heathens da banda Tweenty One Pilots, Gangsta da Rapper Kehlani e grandes Feats com Imagine Dragons, Wix Khalifa e Lil Wayne com a música Sucker For Pain. Muitas das novas composições ficaram em boas posições no Hot 100 Billboard.

 

 

E ai, qual trilha marcou a sua vida? Alguma trilha ficou de fora? Deixe aí nos comentários!