Para preparar nossos leitores para a estréia de Pantera Negra, nós do Retalho preparamos uma série de artigos sobre um dos maiores ícones da Casa das Idéias.

Confira 10 fatos sobre o Pantera Negra que você precisa saber:

1) Sua criação não tem ligação alguma com o Partido dos Panteras Negras.

O Partido dos Panteras Negras foi um movimento nacionalista negro americano que buscava patrulhar guetos negros para proteger os residentes dos atos de brutalidade da polícia, e que atingiu mais de 2 mil membros. Por terem tido sua primeira aparição em 1966, muitos leitores associaram a criação do personagem com o movimento, mas o fato é que, apesar de ter aparecido pela primeira vez na edição 52 de Quarteto Fantástico, de 66, o conceito do Pantera Negra vinha de muito tempo antes.

 

2) T’Challa não foi o primeiro Pantera Negra.

Antes de T’Challa assumir o manto do guerreiro de Wakanda, Bashenga, o líder de uma das tribos da região onde hoje é Wakanda, já havia colocado a máscara, há cerca de 10.000 anos. A história conta que Bashenga explorou o local da queda de um meteoro e descobriu que aquela pedra era feita de um mineral nunca antes, vibranium, o metal mais raro do planeta. As pessoas da tribo de Bashenga passaram a usar o novo metal na confecção de suas armas, mas ele também emitia uma radiação que transformava os membros da tribo em monstros. Bashenga então orou para sua deusa pantera pedindo forças para conter aqueles monstros. Foi dessa forma que Bashenga se tornou o primeiro Pantera Negra, fez uma aliança com outras tribos, derrotou os monstros e fundou Wakanda.

 

3) Ele é o rei de uma das nações mais ricas e avançadas do mundo.

T’Challa é o herdeiro da dinastia de Bashenga e, consequentemente, dos herdeiros do trono de Wakanda. O vibranium, só encontrado na região, é o maior recurso do país e a razão de Wakanda ser um dos países mais ricos. O grama desse mineral é vendido a um preço caro devido a sua resistência e raridade. Por Wakanda possuir a maior reserva de Vibranium do planeta, o país praticamente regula o preço do mineral e escolhe seus clientes. O país também é rico em reservas de urânio, carvão e diamantes.

 

4) Sua Guarda é confiada a mulheres.

Para a realeza de Wakanda nada mais justo do que os melhores e mais destemidos guerreiros do reino, certo? Esses guerreiros impossivelmente maldosos são Dora Milaje, também conhecida como Adored Ones. Essa força de combate consiste exclusivamente de mulheres, geralmente com suas habilidades de artes marciais inquestionáveis e suas cabeças raspadas. Eles são recrutados de cada seita diferente na política de Wakandan e eles são destinados a representar rainhas em potencial. O surgimento das Dora Milaje foi um modo de manter cooperação de todos os líderes tribais após o acordo de paz entre as tribos no tempo de Bashenga. As guerreiras são uma adição tardia à mitologia de Pantera Negra, aparecendo pela primeira vez em Black Panther Vol. 3 # 1 em 1998. Elas mostraram-se populares, formando até um supergrupo de elite conhecido como Midnight Angels.

 

5) Ele foi o primeiro super-herói negro e descendente de africanos dos quadrinhos.

Muito antes das aparições de Falcão (1969) e Luke Cage (1972) da Marvel Comics ou o John Stewart da DC Comics, o Lanterna Verde (1971), Pantera Negra já havia feito uma participação em uma HQ do Quarteto Fantástico em 1966, se tornando o primeiro herói negro e africano com super poderes.

 

6) T’Challa já foi casado com a Tempestade.

A X-Men e o governante de Wakanda se casaram em uma enorme cerimônia em Wakandan, cercada por seus amigos e aliados do super-herói. Eles imediatamente fizeram uma turnê diplomática (ela agora era rainha), se encontrando com o Dr. Doom em Latveria, o Presidente dos Estados Unidos, Namor na Atlântida e outros. Então, por um curto período de tempo, eles preencheram Sue e Reed Richards como membros do Quarteto Fantástico.
Eventualmente, o casamento foi anulado quando Namor atacou Wakanda e T’Challa sentiu que ele tinha que se concentrar mais em ser um rei do que um marido.

 

7) Ele substituiu o Demolidor em Hell’s Kitchen por um curto período de tempo.

Depois de estar em coma e recuperar lentamente seus poderes, T’Challa precisava encontrar-se novamente e aprender a ter mais fé em suas habilidades. Após os acontecimentos de Terra das Sombras, o Demolidor precisava sair da Hell’s Kitchen. Então T’Challa temporariamente assumiu o comando do herói. Como civil, T’Challa passou pa usar o nome de Mr. Okonkwo e patrulhou as ruas como Pantera Negra.

 

8) Ele é um membro dos Illuminati.

Os Illuminati são um grupo secreto dos heróis mais inteligentes do mundo. Tony Stark reúne todos eles para formar um governo de super-heróis após os eventos da Guerra Kree Skrull. Eles decidem o destino do mundo de muitas maneiras e são parte integrante do evento que leva à grande saga Guerras Secretas.

 

9) A irmã de T’Challa também já vestiu o manto de Pantera Negra.

Namor tenta recrutar T’Challa para a Cabal (um grupo de supervilões com seus próprios motivos e maneiras de salvar o mundo). Quando ele se recusa, o Doutor Doom o ataca, deixando-o coma. Sua irmã Shuri, que também é treinada como uma Pantera, ocupa o manto por um tempo enquanto ele se recupera. Ela recrutada a medida da necessidade desde então. No universo Ultimate, o Capitão América também já foi um Pantera.

 

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here