Todas as notícias, histórias, memes e relatos significam como vem sindo a experiência com Pokemon GO só fortalecem o fenômeno que é Pokemon. Definir como franquia de jogos, anime, mangá ou jogo de cartas é pouco para tudo que Pokemon significa, a nostalgia, os elementos infantis, os jogos e todo tipo de lembranças boas ou ruim relacionadas aos monstrinhos de bolso estão lá; Naquele aparelho tecnológico, estão lá em suas corridas e sorrisos quando encontra um, e estão lá quando você joga a Pokébola, como tantos personagens fizeram.

A franquia de jogos tem uma história quase gentil, com a Nintendo e todo tipo de esmero feito por Satoshi Tajiri, Pokemon narra as aventuras de um mundo totalmente diferente. Vivemos em um mundo onde existem Pokemon, criaturas que vivem coesas com os seres humanos, como qualquer mundo imaginário existe a crueldade, mas em uma escala minúscula. O maior elo nesse universo é de um humano e seu Pokemon, com seus diferentes tipos de papel a desempenhar, os treinadores de Pokemon são os mais comum por  lutarem e compartilham de duelos e batalhas de ginásio com seus Pokemon, a grandiosidade da magia criada entre essas criaturas é tão forte que quando passada para o anime e aos filmes se tornou algo muito belo de se ver, se tornou um sentimento real. E isso vem se tornando cada vez mais forte com os vários jogos que surgem nas plataformas. Inicialmente para Gameboy e posteriormente para Nintendo DS, Pokemon influenciou diversas gerações com suas próprias gerações! Regiões, personagens, ginásios… Tudo. Pokemon é completo com seu mundo em si, é rico em diversos aspectos e com todo o tipo de mídia é puro sucesso.

pokemon-the-real-reason-one-type-is-better-than-all-the-others-886084
Os tipo Dragão.

Embora os jogos da franquia sejam um elemento importantíssimo para a grandiosidade de Pokemon, a série animada rendeu milhões de fãs pelo mundo todo. Exibida primeiramente pelo canal pago Cartoon Network, Pokemon se tornou uma febre por todo o Brasil, refrigerantes, brinquedos, programas da TV… Tudo girava em torno da eloquência dos monstrinhos de bolso, e quando chegou aos canais públicos se tornou mais amplo ainda. Geralmente quando uma nova geração de Pokemon é lançada pelos jogos o anime também é feito, como um marketing para a compreensão mais ampla dos jogos, mas mesmo assim é excepcional. Minha relação com Pokemon é fora do normal, até hoje me lembro das boas tardes quando era exibido em canal aberto, exatamente ás 6:00, e não é somente por ser algo infantil, mas é por ter uma carga de conceitos que transformam qualquer um. A amizade entre um Pokemon e um ser humano é algo para ser levado á vida, as relações de amizade, de união, todo o tipo de bondade pode ser tirado dos roteiros e animações dessa maravilhosa franquia que agora invade novamente o mundo, com o fenômeno de Pokemon GO.

A série animada acompanha Satoshi ou Ash, com seu fiel companheiro Pikachu. Embora sempre mude de personagens coadjuvantes e seus outros parceiros Pokemon, sempre podemos esperar algum flashback ou visita aos tempos antigos, com a vinda de antigos personagens ou Pokemon. O maior símbolo de uma amizade pura e belíssima é de Ash e Pikachu, essa pequena criatura é o maior símbolo de toda a franquia e embora sua mãe ou seu pai não conheçam o Arceus, o Giratina, o Squirtle ou o Haxorus, ele com toda certeza deve conhecer o Pikachu. Quando você vê esse anime, o que acontece? Surge um desejo imenso de seguir aquilo, de ter uma jornada com aqueles companheiros pelo mundo Pokemon. Poder capturar essas criaturas, batalhas, ter um laço de amizade e sentir o medo ou a felicidade em diversos aspectos. Embora a franquia de jogos siga esse conceito de qualquer um ter sua jornada Pokemon é algo um pouco ditado, como qualquer jogo, e tem sua total qualidade.

Mas é isso que Pokemon GO traz para todos nós, crianças, jovens, adultos ou velhos que assistiram, jogaram, riram, choraram e se deliciaram com as histórias e jornadas dos monstrinhos de bolso, é através dele que podemos sentir na pele como é ser um  humano nesse mundo Pokemon.

20160706064719
Pokemon GO!

Qual fã de Pokemon nunca sentiu vontade de seguir em uma jornada do tipo? Você caminha pelas ruas de sua cidade, ou até mesmo pelos corredores de sua casa e então, está lá! Uma criatura para capturar, para ser seu amigo e você batalhar, criar um elo com ela. Na vida real temos elos com diferentes criaturas, cães, gatos, macacos, todo tipo de animal, mas essa mundo virtual é belo por não precisarmos seguir uma realidade, estamos imersos nesse oceano de Pokemon e devemos agradecer a tecnologia por realizar esse desejo. Esse desejo de fãs, de conhecidos ou de pessoas que não só viu ou jogou pouco. É um desejo único, é uma diversão única.

Você não precisa ser o maior conhecedor do mundo Pokemon para deliciar-se com as aventuras desse universo, só ligar seu aparelho e pronto. Todo o desejo, toda a vontade de seguir uma jornada, de capturar e conhecer esse universo… Está aí, a mercê de você. E esse é o melhor sentimento de todos, quando a ficção se torna realidade, quando toda a nostalgia da criança que sonhava em ser um mestre Pokémon se torna realidade.

E de repente todos nos transformamos em um personagem.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here