Atualmente, com a difusão em massa da onda Hallyu, temos uma enxurrada de girlgroups e boygroups sul-coreanos em nossas playlists, recomendações de vídeos no YouTube, e mesmo em colaborações com artistas ocidentais. No entanto, é sempre bom relembrar que embora imensamente popular hoje em dia com grupos como Twice, Red Velvet, BTS, NCT e outros mais recentes, a popularização internacional do gênero começou com artistas como BoA e TVXQ!, e atingiu seu auge com Super Junior e principalmente Girls’ Generation, maior girlgroup do mundo, que completou 10 anos recentemente, e quem ganhou o presente foram os fãs, com o álbum Holiday Night.

Sexto álbum de estúdio do grupo, foi lançado nas plataformas digitais em 4 de agosto e as vendas físicas começaram no dia 7 de agosto. Composto de 10 faixas, sendo duas delas escritas por SeoHyun (sendo uma delas titular do álbum) e uma escrita por Yuri, Holiday Night trouxe duas faixas-título: Holiday All Night. A primeira nos traz uma vibe retrô direto da era disco, com vocais animados e uma excelente fotografia e uma coreografia animada, bem ao estilo de Dancing Queen, música lançada por elas em 2013.

Já em All Night, as meninas trazem uma vibe mais adulta, embora ainda no cenário de festa em um clube retrô. A sonoridade dessa canção tem um quê de retrô com alguns toques instrumentais mais eletrônicos, e a coreografia é mais enérgica e poderosa, com direito a um break. O videoclipe da música foi lançado em duas versões: a clean (mais simples e contendo apenas a música) e a documentary (alternando o MV normal com trechos do que seria uma espécie de “documentário” acerca dos 10 anos do grupo). Ambas as versões estão disponíveis no canal oficial da SM no YouTube.

Mas não só as faixas título são excelentes, como também as b-sides. Embora todas tenham sua graça e cor especial, destaque para as canções Sweet TalkOne Last TimeLove is BitterFAN, além da autoexplicativa Girls are Back, que abre o álbum.

Apesar das curtas promoções do álbum pelas meninas por ordens da SM Entertainment, Holiday Night é certamente um presente magnífico para os 10 anos de um grupo que deixou seu legado dentro do Kpop, uma marca própria em um momento em que sequer se esperava que girlgroups chegassem aos 10 anos, muito menos aos 10 anos com boas vendas, incríveis conquistas nacional e internacionalmente, além de inspirar diversos grupos da nova geração. Dentro desse contexto, mesmo a sonoridade de Holiday Night é uma revisitação e uma homenagem ao legado deixado por esse gigante do Kpop.

 

 

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here