Muitas pessoas ainda estão em dúvida sobre o que precisam ler para entender tudo o que está acontecendo no novo arco da DC, o Renascimento (em inglês, Rebirth). Neste artigo falarei sobre o que pode-se ler para entender a fundo todos os acontecimentos do arco. Lembrando que não é obrigatória a leitura de tudo, já que os quadrinhos do Renascimento são extremamente auto-explicativos, e na versão brasileira, temos um guia com sinopses de cada título.

Então vamos lá, o que devemos ler para entender a fundo o Renascimento?

  1. Flashpoint:

Em Flashpoint, o Flash voltou no tempo para salvar a vida de sua mãe, mas acabou criando uma realidade paralela completamente diferente da já conhecida. Para concertar tudo isso, muita coisa aconteceu, e acabou sendo criada uma nova linha do tempo, que veio a mesclar a que já conhecemos com algumas outras. Essa é a realidade onde os Novos 52 se encontra. Em Renascimento existe um grande mistério em relação a essa linha temporal, onde temos personagens esquecidos, histórias completamente diferentes, dentre outras coisas. Por esse motivo, pudemos ver nas edições mais recentes de The Button, Bruce Wayne se encontrando com seu pai.

Então num resumo geral, vemos que Flashpoint basicamente deu inicio aos novos 52. Lembrando que assistir a animação não trará a mesma sensação de ler a HQ.

2. Watchmen e Antes de Watchmen: Dr. Manhattan:

Como já sabemos, existem grandes mistérios ligados a criação do Renascimento, e ao que parece, tudo é resultado de uma criação do Dr. Manhattan. No final de Watchmen e em Antes de Watchmen, o personagem fala muito sobre a sua vontade de fazer experimentos para a criação de vida, e isso pode ser importante para entendermos o futuro do Renascimento, já que, de acordo com alguns rumores, a linha do tempo dos Novos 52 é uma grande derivação dos experimentos do Manhattan.

3. Saga Convergência:

Essa é a saga em que temos a explicação do envolvimento do Superman, e por que o Superman anterior aos Novos 52 existiu em paralelo ao dos Novos 52, e o motivo para o mesmo ter continuado agora em Renascimento. Além disso, temos a história do nascimento do filho de Kal-El, Jonathan Kent, que é um dos protagonistas do Renascimento Supersons, e também tem várias participações nas histórias do Superman durante o novo arco e na Action Comics.

4. Superman Lois & Clark:

Nessa HQ temos maiores explicações sobre o motivo de o Superman anterior aos Novos 52 ter ficado no lugar do mesmo nos Novos 52. Além de termos mais detalhes da relação de Clark e Lois com seu filho.

5. Caça aos Titãs:

Para que ainda não sabe, Wally West é um dos protagonistas do One Shot do Renascimento. Nessa HQ, algumas pistas sobre o que aconteceu com a equipe original dos Titãs, começam a ser deixadas. Essa história é importante para entender o início do Renascimento com Wally West e os Titãs originais.

6. Guerra Darkseid:

É a saga onde Batman se torna um deus e onde que descobrimos a existência de três Coringas. Além disso, temos Jessica Cruz como Lanterna Verde, lembrando que ela continua no seu manto de Lanterna em Renascimento. É nessa saga onde a ideia do Dr. Manhattan no universo da DC começa a ser inserida.

7. Superman Fim dos Dias:

Essa é a HQ que conta a história de morte do Superman dos Novos 52, explicando como o Superman pré Novos 52 fica estabelecido neste universo com Jonathan Kent e Lois Lane. Ou seja, é extremamente importante para quem for acompanhar Superman Renascimento.

8. Mulher Maravilha Sangue, Mulher Maravilha Direito de Nascença e Lendas do Universo DC Mulher Maravilha (George Pérez):

Em Renascimento, a Mulher Maravilha está em dúvida sobre a sua origem, e então parte em busca de respostas. A HQ de George Pérez tem a origem da heroína anterior aos Novos 52, Sangue e Direito de Nascença mostra sua origem nos Novos 52. É muito interessante conhecer as origens da personagem que está num grande conflito.

Então finalmente você pode ler o novo arco sozinho, mas lembrando que não é obrigatório ler tudo o que foi citado a cima, pelo fato de Renascimento ser extremamente carregado de auto-explicação. Mas caso queira conhecer todos os detalhes do que está acontecendo, é só seguir as nossas dicas de leitura.

Texto feito por Levi Kaique e revisado por Igor Cavallari.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here