É difícil não falar de Sherlock Holmes sem mencionarmos Robert Downey, Jr. Mas você sabe qual ator realmente agradou os sherlockianos ? Vivido por diferentes atores nos palcos, salas de cinema e telas de tevê, poucos foram tão carismáticos como o nosso amado londrino Benedict Cumberbatch.

1191

Filho de atores, Benedict Timothy Carlton Cumberbatch foi criado na grande Londres para seguir na carreira de intérprete. Estudou atuação na Universidade de Manchester e se tornou mestre em representação clássica para teatro na London Academy of Music and Dramatic Art. Antes, ao concluir o ensino médio, Benedict tirou um ano sabático e se voluntariou a ser professor de inglês em um monastério do Tibet, em Darjeeling, India.

Benedict se casou em fevereiro de 2015 com a atriz e diretora de teatro Sophie Hunter. O casal teve o primeiro filho no fim do ano, que foi chamado de Christopher Carlton Cumberbatch. O ator foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com a honraria CBE (Ordem do Império Britânico) pelo trabalho no setor artístico e também por suas ações de caridade.

Mas nem só de Sherlock Holmes vive o ator, sua estreia nos cinemas foi em 2004, no filme A história de Stephen Hawking, biografia do famoso físico inglês. Em 2014, estrelou o longa O jogo da imitação, que rendeu a Benedict indicações ao Globo de ouro, Oscar e outros prêmios na categoria melhor ator.

Agora que você já por dentro do ator, vamos listar aqui algum dos seus ótimos trabalhos que você pode conferir ao longo do tempo.

 Sherlock

This image may only be used for publicity purposes in connection with the broadcast of the programme as licensed by BBC Worldwide Ltd & must carry the shown copyright legend. It may not be used for any commercial purpose without a licence from the rights holder. © 2010 Hartswood Films

Sherlock Holmes é sem dúvida um dos personagens mais icônicos da literatura policial e o detetive mais famoso do mundo. Ao publicar Um Estudo em Vermelho, livro de estreia do personagem, em 1887, sir Arthur Connan Doyle fez uma das mais significativas contribuições à identidade cultural do Reino Unido, dando origem ao personagem sobre o qual escreveria pelos próximos quarenta anos. A Série produzida pela BBC One, inspirada nas histórias de Sir Arthur Conan Dayle, traz o icônico detetive nos dias de hoje ao seu lado do seu sempre fiel companheiro, John Watson(Martin Freeman), resolvendo os mais diversos mistérios e crimes na bela Londres. É composta por temporadas curtas e que sempre são exibidas em intervalos de anos.

 

    12 Anos de Escravidão 

12-anni-schiavo-poster-originale

126 anos após a abolição da escravatura no Brasil, que ocorreu com a Lei Áurea de 1888. Os Estados Unidos acabaram com a escravidão algumas décadas antes, em 1863, mas em um processo bem mais conflituoso, que gerou uma guerra que dividiu o país. 1863 e 1888… faz tanto tempo que era de se esperar que o racismo não fosse um problema ainda tão presente em nossa sociedade. É claro que melhorou, como mostra a eleição de um afrodescendente para o posto de presidente dos EUA, mas situações como a do jogador de futebol Tinga, que ouviu a torcida peruana imitando macacos toda vez que tocava na bola em um jogo pela Libertadores 2014, ou do negro agredido, despido e acorrentado em um poste no Rio de Janeiro, mostram porque trata-se de um filme muito atual. E que merece ser assistido.

Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um negro liberto que vive com a família no norte dos EUA. Ele é um músico respeitado e vive normalmente. Determinado dia, é trapaceado por parceiros de trabalho e levado ao sul, onde é vendido como escravo. A partir daí, temos uma sucessão de cenas duras e de momentos de virar o estômago, que lembram até A Paixão de Cristo, mas sem o sadismo de Mel Gibson.

Benedict Cumberbatch, um senhor de escravos mais acolhedor e menos repressor. Sua presença, no entanto, acaba sendo bastante questionadora. Sim, ele não possui prazer em torturar seus escravos e até demonstra um pouco de carinho com Solomon, mas não deixa de tratá-lo como mercadoria. Neste sentido, o racismo vindo por parte do personagem de Cumberbatch é daquele que vemos ainda nos dias de hoje em frases como: “Eu não sou racista, tenho amigos negros.”

 

Além da Escuridão – Star Trek

HH

Star Trek nunca foi uma franquia apenas sobre aventuras no espaço, seja na TV ou nos cinemas. Sempre deu importância na dinâmica entre os personagens, o que J.J. Abrams percebeu muito bem. Isso é tão evidente, que no ultimo longa da franquia vemos menções claras à noção de que a tripulação de um comandante é sua verdadeira família. Quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta para casa, eles descobrem que uma força incontrolável de terror dentro da própria organização destruiu a frota e tudo o que ela significava, deixando nosso mundo em estado de crise. Com questões pessoais a resolver, Capitão Kirk lidera uma caçada ao homem que representa uma arma de destruição em massa, localizado em uma zona de guerra. Enquanto nossos heróis se veem em um épico e mortal jogo de estratégia, o amor será desafiado, amizades serão desfeitas e sacrifícios serão feitos pela única família de Kirk: sua tripulação.

 

       O Hobbit : A Desolação de Smaug 

O-Hobbit-A-Desolacao-de-Smaug-poster-29Nov2013

Tendo sobrevivido ao início de sua jornada inesperada, o grupo continua em direção ao Leste, encontrando no caminho o metamorfo Beorn e aranhas gigantes da traiçoeira Floresta das Trevas. Depois de escapar do cativeiro dos perigosos Elfos da Floresta, os anões viajam para Esgaroth, a Cidade do Lago, e finalmente chegam à Montanha Solitária, onde devem enfrentar o maior perigo de todos – uma criatura mais aterrorizante que qualquer outra; uma que testará não apenas o nível de coragem dos aventureiros, mas também os limites de sua amizade e a sabedoria da própria jornada – o dragão Smaug.

Abaixo a representação de Smaug e as capturas de movimento de Benedict Cumberbatch :

the-hobbit-the-desolation-of-smaug-extended-version-1449156235

 

O jogo da imitação

Não poderíamos encerrar essa lista sem mencionar esse filme, O jogo da imitação. Assim como A Teoria de Tudo, O Jogo da Imitação é a cinebiografia de um gênio cientista britânico que não teve uma vida fácil, Alan Turing.

3132110.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx

Em plena Segunda Guerra Mundial, os aliados estavam distantes da vitória devido ao uso pelos alemães de uma intrincada máquina de criptografia chamada Enigma. Escondidos em uma instalação secreta nos campos ingleses, enquanto bombardeios frequentes devastavam Londres, uma equipe liderada pelo gênio matemático Alan Turing que trabalhava contra o relógio para decifrar o inquebrável código nazista.

O filme do norueguês Morten Tyldum, dirigido com Eficiência de linha de produção Nórdica, não faz esforços em poupar tempo na reconstrução de época, chegando a usar máquinas originais da Segunda Guerra e filmar nos locais em que alguns fatos aconteceram para garantir a autenticidade. Dividida entre a adolescência de Turing, a fase do conflito e os dias de sua condenação, a trama passeia entre esses três períodos para evidenciar a ideia de que foi sua sexualidade (e por consequência os recursos que precisou desenvolver para escondê-la) um dos elementos fundamentais na transformação de Turing em um gênio da criptografia – e que em última instância abreviou a Segunda Guerra em anos, salvando vidas e iniciando as revoluções tecnológicas que graças a ele desfrutamos hoje.

Highres-the-imitation-game-wallpaper-In-Windows-Wallpaper-Themes-with-the-imitation-game-wallpaper-Download-HD-Wallpaper

Confira o fantástico trailer de O Jogo da Imitação :

 

Benedict Cumberbatch é sem dúvida alguma um dos maiores atores que já existiu, hoje completando 40 anos de idade ela deixa seu legado em franquias amadas pelos amantes da cultura pop e nunca os decepcionando. Todos desejamos que ele tenha um ótimo aniversário e que continue sendo esse maravilhoso ator, que brilhe nas telas e que sua magia nunca se apague.

Benedict Cumberbatch ainda fará esse ano sua estreia no Universo Marvel como Doutor Estranho, um filme aguardado por todos no mundo inteiro.

Doutor estranho chega aos cinemas Brasileiros em 3 de novembro de 2016.