Adaptar um livro para outra mídia, como a televisão, é uma tarefa árdua e que pode gerar ótimos resultados, como Senhor dos Anéis, ou resultados não tão bons como Hobbit.

Essa dualidade na adaptação de uma obra literária se reflete muito em Game Of Thrones, afinal, adaptar um livro de quase mil páginas por temporada não é uma tarefa fácil. George Martin tem total liberdade nos livros, ele pode criar personagens e histórias a granel, enquanto na televisão, não.

SPOILERS DA SÉTIMA TEMPORADA E DOS LIVROS ABAIXO

No episódio ‘Spoils Of War’ que foi ao ar no último domingo, o representante do Banco de Ferro diz: “Contatamos a Companhia Dourada e eles estão a caminho”.

Esse foi um exemplo de adaptação dos livros para a série que, de minha parte, achei muito estranha e até um pouco sem sentido, mas será que foi uma boa adaptação?

Para quem não sabe, a Companhia Dourada é um exército mercenário fundado por Sor Aegon Rivers, o Açomargo, após perder a Guerra Dos Dois Dragões e ser exilado em Essos. Lá ele fundou o exército mercenário junto com outros Lordes exilados.

Nos Livros, a Companhia Dourada chega a Westeros junto com Jon Connington e um suposto Targaryen com a intenção de conquistar o trono de ferro.

Como é de se perceber, esse arco ficou fora da televisão e muitos pensavam que a Companhia Dourada não seria introduzida na série, mas ela foi. Porém, será que vale a adaptação?

O objetivo de Açomargo era um dia voltar a Westeros e governar os sétimos reinos. Seja Targaryen ou Lannister ele iria conquistar. A série descartou essa premissa e colocou, até o momento, a Companhia Dourada apenas como um exército de mercenários qualquer.

Muitos fãs do livro, como eu, se revoltaram quando viram isso. Desvirtuar-se tanto da obra original a ponto de alterar a lore? É um passo arriscado, porém, pode até funcionar.

Diferentemente de outras obras como Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo ainda estão sendo escritas, e sem data de lançamento, e acredito que ter duas mídias contando a mesma história de forma diferente vai ser uma ótima pedida para os fãs. Assim aproveitamos a série e livros de formas totalmente distintas. Talvez o final seja o mesmo, porém a jornada será diferente.

Game of Thrones está sendo exibida aos domingos no canal pago HBO.

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here