Antes da sua aparição no final do sexto episódio e novamente no sétimo (em uma cena bem similar com a de Zoom exibindo a derrota de Barry pela cidade) desta terceira temporada, o vilão Savitar já havia “aparecido” no segundo episódio da série The Flash, intitulado “Paradox” dando fim a vida de Edward Claris o Rival. Savitar se auto-declarou o “deus da velocidade” e provou que é realmente muito mais veloz do que Barry Allen, Wally West, Zoom ou qualquer outro velocista. Mas afinal de contas, quem é Savitar na fila do pão?

Savitar é um dos vilões “mais recentes” do herói Flash, tento sua primeira aparição em 1995 na revista Flash Vol 2 #108 e sendo criado por Mark Waid e Oscar Jimenez. Ele não é muito recorrente nos quadrinhos tendo sido visto mais ou menos uma dúzia de vezes no máximo no universo DC, o que levando em consideração é muito, muito pouco.

savitar-comic

Ninguém sabe seu nome verdadeiro, no entanto Savitar foi um piloto durante a Guerra Fria que estava participando de um teste em um jato supersônico que ao atingir a velocidade máxima foi atingido por um raio da Força de Aceleração e assim ele obteve seus poderes. Ele ficou obcecado com sua velocidade e se deu o nome de “Savitr”, o deus Hindu do Movimento e dedicou sua vida para desvendar seus segredos. Conforme estudava e se aprimorava, ele descobriu novos poderes que nenhum outro velocista possuía.

A sua obsessão o transformou no líder de um culto que ganhou muitos seguidores, que já vimos em The Flash através do Dr. Alchemy. Contudo, o que o diferencia dos outros vilões do velocista escarlate é que Savitar não possui uma obsessão em querer se vingar de Barry Allen, ou um desejo simples de querer roubar bancos, ele acreditou que seus novos poderes faziam dele um deus e com isso em mente aprendeu a emprestar os seus poderes para os seus seguidores, permitindo que eles também acessassem a Força de Aceleração.

fla306b-0125b-2086031

Savitar também pode roubar a velocidade de outros velocistas se estiver em ligação direta com eles, o que faz dele uma ameaça direta para Barry Allen ou qualquer velocista que atravesse o seu caminho. O domínio da Força de Aceleração também concede a Savitar um fator de cura que o coloca no mesmo nível que o personagem Wolverine da Marvel, sendo muito mais avançado do que qualquer outro velocista. Outro aspecto legal de Savitar é sua habilidade de criar um “campo de inércia nula” que é essencialmente um campo de força que rouba a velocidade de objetos que estão vindo em sua direção.

O vilão velocista ainda não foi visto em nenhum outro lugar além das páginas dos quadrinhos e como disse anteriormente ele apareceu pouquíssimas vezes, no entanto sua aparição traz para a série e para Barry Allen algo nunca antes visto. Claro já tivemos quatro vilões velocistas na atração porém ninguém que se compare a Savitar, o que é uma ótima adição para esta terceira temporada.