Jessica Jones foi confirmada com uma segunda temporada, a de Demolidor já foi lançada e Luke Cage recebeu sua série em outubro do ano passado. Nossos Defensores de ação estão se organizando bem, deixando-nos apenas mais uma série na ansiedade: Punho de Ferro. Punho de Ferro / Danny Rand tem uma história um pouco mais complexa do que a de muitos super-heróis, e este mestre de artes marciais tem uma enorme variedade de histórias passadas para explorar na próxima série.

Para prepará-los para próxima aparição na Netflix, reunimos 15 coisas que você precisa saber sobre o Punho de Ferro.

Atenção: Para aqueles que não estão familiarizados com os quadrinhos, esta lista contém spoilers, não apenas das histórias do Punho de Ferro, mas também de Guerra Civil, Luke Cage e do Demolidor.

15. Os quadrinhos do Punho de Ferro podem ser um pouco mais exagerados que o comum

Diferente dos outros três heróis da Marvel/Netflix, Danny Rand teve uma origem em um universo místico. Desde seu treino no extradimensional mundo de K’un Lun (No qual foi construído encima de uma nave espacial alienígena, só pra deixar claro), seus poderes que surgem depois de ele vencer uma batalha contra um Dragão imortal até suas batalhas finais como uma das Armas Imortais das Sete Cidades do Paraíso, muitas das histórias do Punho de Ferro são o mais distante do realismo possível.

Possivelmente, a Netflix terá foco em uma aventura mais terrestre e menos mística, assim como os vilões que também devem ser algo mais pé no chão. Isso de fato funciona muito bem no universo de séries da Marvel/Netflix, onde temos Jessica Jones e Demolidor e bom, isso pode dar muito certo na tela com um orçamento de TV.

14. Ele já foi um Novo Vingador, Vingador Secreto e Defensor

Punho de Ferro já lutou ao lado de diversas equipes durante sua jornada como herói ao longo dos anos. No início, ele fez um “Team-up” com Luke Cage se denominando os ‘Heróis de Aluguel’, sendo mais tarde uma equipe muito maior com o mesmo nome e com muitos outros heróis.

Assim como seu trabalho ao lado de Luke Cage, Danny Rand já foi um Novo Vingador e um Vingador Secreto. Ele também já fez parte dos Defensores, equipe que foi juntada pelo Doutor Estranho para enfrentar o lado mais místico do mal. Os Defensores da Netflix está quase para lançar (incluindo Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage) e há boatos de que pode haver conexão com Doutor Estranho, que estreou em Novembro do ano passado.

13. Danny Rand já foi o Demolidor

Tudo começou com um clássico esquema para provar que Matt Murdock não era o Demolidor. É claro que todo fã de quadrinhos sabe que Murdock é o Demolidor, porém quando a polícia descobriu, eles o prenderam. Punho de Ferro então se vestiu de Demolidor e cometeu algumas batalhas contra o crime na intenção de tirar Matt da cadeia. Isso foi feito sem a ordem de Matt e o levou a sair da cadeia para desafiar Punho de Ferro (vestido de Demolidor).

Depois de perceber que Danny Rand estava por trás da máscara, Matt entrou no plano e pediu para Rand continuar disfarçado um tempo a mais até Matt sair e encontrar o assassino de Foggy Nelson.

12. Ele era ‘Team Cap” em Guerra Civil

Durante os eventos de Guerra Civil, Danny Rand continuou fingir ser o Demolidor. Nesse papel, ele escolheu ficar ao lado do Capitão América contra a lei do registro dos super-heróis, e se juntou aos Vingadores Secretos. Ele lutou na batalha final de Guerra Civil e após a poeira ter abaixado, ele se juntou aos Novos Vingadores (agora como Punho de Ferro) junto à seu velho amigo Luke Cage.

Como vimos em 2016, o filme Guerra Civil usou apenas a questão da Lei do Registro como base dos quadrinhos originais e a partir daí, tudo foi uma adaptação para se encaixar com o MCU e não tivemos nem Demolidor, nem Punho de Ferro e nada do universo de séries Netflix da Marvel. Esse ano, com Defensores e Punho de Ferro, quem sabe tenhamos alguma coisa conectando estes personagens ao MCU de forma mais direta.

11. Danny Rand não é o primeiro Punho de Ferro

Ao contrário da maioria dos heróis da Marvel que temos em live-action, Danny Rand não foi o primeiro Punho de Ferro. Em uma ordem correta, ele é o sexagésimo sexto, de uma linhagem de guerreiros para proteger a cidade de K’un Lun. Outros Punho de Ferro conhecidos incluem Quan Yaozu (o primeiro a ser famoso), Wu Ao-Shi (a primeira mulher a usar o manto), Bei Ming-Tian, ​​Bei Bang-Wen, Li Park, e Kwai Jun-Fan.

O predecessor imediato de Danny Rand como Punho de Ferro foi Orson Randall, que lutou na Primeira Guerra Mundial, mas se viciou no álcool e o ópio para tentar lidar com as coisas que via. Ele acabou inspirando o pai de Rand, Wendell, para encontrar K’un Lun, uma escolha que levou Rand a se tornar o Punho de Ferro.

10. Seu pai passou perto de se tornar o Punho de Ferro também

Wendell Rand descobriu sobre a existência de K’un Lun com Orson Randall (o Punho de Ferro antecessor), depois de treinar com ele no Nepal. Ele encontrou o caminho para a cidade mística, onde acabou por salvar a vida do Senhor de K’un Lun (Yu Ti) e seu filho, Nu-An. Reconhecendo Wendell como o protetor de Orson, Yu Ti o aceitou em K’un Lun e o colocou para treinar com Lei Kung. Wendell lutou com Davos, filho de Lei Kung para ter a honra de enfrentar o dragão e receber o título de Punho de Ferro e ele ganhou.

Se ele enfrentasse o dragão Shou-Lao e vencesse, ele seria o próximo Punho de Ferro, entretanto Davos resolveu lutar contra Shou-Lao sem sua permissão e o dragão o deixou à beira da morte. Depois de ver o que o Dragão causou ao seu amigo e parceiro, Wendell decidiu abandonar o teste final, vazar de K’un Lun para viver na Terra.

9. Danny Rand é orfão…

Assim como muitos super-heróis, o Punho de Ferro é órfão. Ele foi criado por seus pais Wendell e Heather Rand até seus 9 anos, momento onde seus pais o levaram para conhecer a cidade mística de K’un Lun, que só é acessível pela Terra de 10 em 10 anos. A viagem à caminho de K’un Lun é difícil através do Himalaia e durante a caminhada, Wendell cai de uma borda da montanha, causando sua morte (teve um pequeno empurrãozinho de Harold Meacham, traiçoeiro parceiro de negócios de Wendell). Heather morre pouco depois, protegendo Danny de uma manada de lobos que os encontrou nas montanhas.

8. … E foi criado em K’un Lun

Depois da morte de seu pai, Danny com 9 anos foi encontrado pelo povo de K’un Lun e levado para a cidade. Ele ficou anos na cidade, deixando-a somente quando se tornou o Punho de Ferro, aos 19 anos.

K’un Lun de fato aparece no Tibet, mas existe em uma dimensão totalmente diferente. A cidade agora está construída em volta de uma nave espacial que bateu nessa outra dimensão de cerca de vários milhões de anos. Os aliens humanóides dali se espalharam, pegando partes da nave para construir uma cidade em volta, mas nenhum dos habitantes de K’un Lun sabem agora como ela foi parar ali (Você foi avisado no início que a história era bem viajada, então segura as pontas aí, irmão). K’un Lun é também uma das Sete Cidades Capitais do Paraíso, sete cidades que são similarmente perdidas em outra dimensão, mas que aparecem de vez em quando na Terra. As outras cidades são K’un Zi, Ilha Peng Lai, Z’Gambo, Under City, Ilha Tigre e o Reino das Aranhas.

7. Ele é rico

Embora Danny Rand não caia no esterótipo de rico playboy que se torna herói, ele atualmente é dono de uma empresa e tem bastante dinheiro. Seu pai fundou uma empresa, Rand-Meachum Inc, com seu amigo Harold Meachum. Também conhecida como Corporação Rand, a empresa é um investimento multimilionário. Depois que Wendel Rand morreu e Danny foi dado como morto (o tempo em que ele foi criado em K’un Lun), a companhia ficou nas mãos de Harold Meacham.

Uma vez que Danny conseguiu os poderes de Punho de Ferro, ele deixou K’un Lun e foi atrás de Meacham, buscando vingança contra o antigo parceiro de seu pai. Mas, ao invés disso, no caminho ele descobre que Meacham perdeu suas pernas, então Danny resolve poupá-lo. Meacham morre nas mãos do Ninja e depois de provar que não foi Danny quem o matou, ele assume a empresa junto com Joy, filha de Meacham.

6. Punho de Ferro e Misty Knight se pegavam

O relacionamento mais conhecido do Punho de Ferro é com Misty Knight, aquela policial de Luke Cage (a série, mas não sabemos se essa história do relacionamento dela com Rand será adaptado). Depois que ela perdeu seu braço no campo de batalha, Tony Stark criou um braço biônico pra ela, mas ela continuou atrás de uma mesa na “Força”. Ao invés de empurrar papéis pelo resto da carreira, Misty larga a Força Policial e se torna uma investigadora privada. Misty e Rand se conheceram pela primeira vez quando ele estava sendo acusado de assassinar Harold Meacham, então ele a contrata junto com sua parceiro Colleen Wing para ajudar a limpar seu nome.

5. Punho de Ferro trabalhou com Luke Cage

Punho de Ferro e Luke se conheceram quando Cage foi chantageado por “Bushmaster” para atacar Misty Knight. Punho de Ferro ajudou a defendê-la e descobriu que Cage foi preso injustamente e que estava tentando limpar seu nome. Então ele e Misty ajudaram Luke a provar sua inocência até se juntarem como Os Heróis de Aluguel.

Os dois foram um sucesso como uma dupla contra o crime e se tornaram grandes amigos. Cage até voltou a K’un Lun com Danny quando ele estava doente por um veneno radioativo. A parceria dos dois aparentemente acabou quando Punho de Ferro apareceu morto e Luke foi dado como o culpado.

4. Danny Rand é um mestre das artes marciais

Punho de Ferro é conhecido pelo seu vasto conhecimento em lutas corpo a corpo, especialmente as artes marciais. Quando ainda era uma criança em K’un Lun, Danny Rand foi treinado por Lei Kung o Trovador, o mais poderoso guerreiro de K’un Lun. Lei Kung gastou séculos treinando os homens da cidade paradisíaca para lutarem com o dragão Shou-Lao e se tornarem o Punho de Ferro (tendo a maioria, obviamente fracassado).

Assim como aprendeu as artes marciais na forma de K’un Lun, Danny foi treinado por diversas artes terrenas e muitos tipos de armamento. Ele é hoje um dos artistas marciais mais habilidosos do mundo. (Algo que esperamos muito que seja explorado na série que vem por aí).

3. O Punho de Ferro não é asiático

Tire todas as artes marciais, uso de Chi como fonte de seu poder e o fato de que K’un Lun aparece no Tibet, o Punho de Ferro não é um personagem asiático. canonicamente, ele é americano, levado a K’un Lun pelo seu pai e desde então, aos seus 9 anos treinado e criado por lá. Muitos fãs queriam ver um ator asiático interpretando o personagem na série da Netflix. Alguns a favor de um Danny Rand mestiço de americano com asiático disseram que o personagem original era problemático e culpado de apropriação cultural.

Colocar um Danny Rand asiático não tiraria nenhum mérito do personagem original, eles disseram e criaria a oportunidade para mais diversidade entre os super-heróis nas telas. Nesse caso já temos o ator escalado, até porque a série está a menos de um mês para ser estreada. Não foi dessa vez que tivemos um herói asiático, mas a série de fato parece ser muito promissora.

2. Os poderes do Punho de Ferro vem de um dragão

Diferente de muitos outros heróis que ganham seus poderes por acidentes ou mutações (Demolidor, Luke Cage e Jessica Jones são ótimos exemplos), Danny Rand lutou e buscou por seus poderes. Lá em K’un Lun, os guerreiros que treinaram com Lei Kung são honrados com a oportunidade de batalhar com o dragão Shou-Lao pelo título de próximo Punho de Ferro (depois que o atual morrer). Shou-Lao como vocês puderam ver, é um dragão imortal que garante poderes do Punho de Ferro a qualquer um que for capaz de derrotá-lo.

  1. Os Poderes do Punho de Ferro

Como vimos um pouco mais acima, Danny Rand tem um conhecimento gigante com artes marciais, mas isso não é a única coisa que garante seu poder, afinal seus poderes são pura energia mística. Ele consegue controlar e focar o Chi para aumentar suas capacidades, dando poderes sobre-humanos. Ele pode aumentar sua força, velocidade, resistência, agilidade, reflexos, consciência e durabilidade, fazendo dele um lutador quase imbatível.

Focando o chi possibilita que o Punho de Ferro cure quase qualquer ferimento (Embora isso possa drenar seus poderes se as lesões forem extensas, e ele continua sentindo dor). Seu golpe marcante, O Soco do Punho de Ferro, é um poderoso soco superhumano criado quando ele canaliza o chi no seu punho para deixá-lo extremamente forte e tornar quase impermeável a lesão.

Bom, essa foi a nossa lista com 15 curiosidades sobre o personagem. Faltou algum detalhe sobre o personagem? Deixe nos comentários!!

 

 

facebook comments:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here